Agora é a vez das motos! Após sucesso com carros, BYD planeja investir em motos elétricas

Fabricante chinesa vai entrar com investimento pesado no segmento de duas rodas, produzindo baterias de íons de lítio, que promovem mais segurança.

Com uma surpreendente participação de 15,8% no mercado global, posicionando-se como o segundo maior produtor de baterias no mundo, a BYD quer expandir seus negócios. Após produzir componentes para seus próprios carros e também vendê-los a terceiros, a marca agora pretende fabricar baterias para motos elétricas, e-bikes e demais veículos de duas rodas.

A confirmação foi feita recentemente pela FinDreams, subsidiária integral de baterias da BYD. O setor, que até então é inexplorado pela fabricante, demonstra-se bastante promissor e passará a receber pesados investimentos da mesma. A meta será produzir baterias seguras e confiáveis para todo o mercado de duas rodas.

Seria a solução para incidentes com baterias?

A declaração veio depois que 15 pessoas morreram e 44 ficaram feridas em um incêndio residencial no distrito de Yuhuatai, em Nanquim, na China, no último dia 23 de fevereiro. Ele teria começado supostamente em uma área onde veículos de duas rodas estavam estacionados, e apesar de a causa exata ainda estar sendo investigada, isso levantou um debate sobre a segurança das e-scooters na China.

Atualmente, uma parcela significativa de motocicletas no país ainda utiliza baterias de chumbo-ácido, consideradas pouco seguras e obsoletas diante de tecnologias bem mais modernas. Diante do último incidente, várias cidades chinesas proibiram moradores de estacionar veículos de duas rodas dentro dos edifícios.

Segundo dados do Departamento Nacional de Incêndios e Resgate, houve 21.000 incêndios relatados em veículos elétricos de duas rodas na China em 2023, representando um aumento de 17,4% em comparação com 2022. Em 2022, foram registrados 18.000 casos, com alta de 23,4% sobre 2021.

Proposta da BYD para baterias seguras

A BYD planeja entrar neste segmento com baterias LFP (íons de lítio), consideradas bem mais modernas e eficientes. Isso porque se tratam de componentes já pensados para suportar compressão, vibração, quedas livres e condições de baixa pressão atmosférica ou temperaturas extremas.

Em 2022, a BYD cooperou com a Nerva, marca espanhola de motocicletas, para fornecer baterias LFP para o modelo Exe E-Scooter. A scooter foi lançada em fevereiro do mesmo ano, com uma bateria LFP de 5,76 kWh e capaz de carregar de 0 a 80% em 3,5 horas. O projeto agora é produzir baterias para motos em larga escala, atendendo a diferentes empresas.

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