Bem complicado! Troca de correia dentada desafia proprietários destes 5 carros

Desafios mecânicos influenciam tempo e custo na troca de correia dentada em modelos específicos.

A troca da correia dentada é uma tarefa comum na manutenção de veículos. Entretanto, para alguns carros, esse procedimento pode se transformar em um verdadeiro desafio.

Essa dificuldade existe devido à forma como determinados motores são projetados, dificultando o acesso à peça essencial. A complexidade do procedimento, contudo, varia entre modelos.

A correia dentada desempenha um papel crucial na sincronização entre o eixo-comando e o virabrequim, sendo vital para o funcionamento do motor. Se ela falhar, danos significativos podem ocorrer, levando a custos altos de reparo.

Em alguns veículos, a troca desse componente requer habilidades e tempo extra. Por isso, conhecer os desafios antes de iniciar a manutenção pode ajudar os proprietários a se planejarem melhor e a evitarem surpresas desagradáveis durante o processo.

Carros que complicam a troca da correia dentada

Abaixo, listamos alguns modelos para os quais a troca da correia dentada costuma ser bem desafiadora.

1. Nissan Frontier

Produzida entre 2002 e 2008, a Nissan Frontier requer a separação da cabine do chassi devido à posição da bomba de combustível, que limita o espaço para a troca.

Foto: Divulgação/Nissan

2. Land Rover Discovery 4

O Discovery 4, da Land Rover, exige a separação da carroceria do chassi para acessar a correia. Além disso, é necessário reprogramar os módulos eletrônicos após a substituição, o que encarece o serviço.

3. Volkswagen Amarok

No caso da Amarok, a posição da correia provoca acúmulo de sujeira, resultando em desgaste precoce. Um aspirador especial foi criado para resolver o problema, mas a confiança dos consumidores já foi impactada.

Foto: Divulgação/Volkswagen

4. Audi A6

Para o Audi A6, com motores V6 e V8, é necessário desmontar a frente do veículo, incluindo a remoção do para-choque, para realizar a troca da correia dentada, o que complica ainda mais a manutenção.

5. Fiat Marea

No Fiat Marea, a troca da correia dentada envolve a remoção do motor dos coxins e seu deslocamento, junto com a caixa de marchas. Essa tarefa é complexa e pode resultar em custos elevados.

Foto: Reprodução/Quatro Rodas

A manutenção correta da correia dentada é essencial para evitar danos severos ao motor. Os proprietários devem estar cientes dessas dificuldades e planejar adequadamente o processo de troca para evitar prejuízos futuros.

você pode gostar também