Calor à vista: tudo que você precisa saber para usar o ar-condicionado do seu carro
Utilização incorreta do aparelho em dias de calor pode resultar em um aumento expressivo no consumo de combustível.
Em um país de altas temperaturas como o Brasil, ter um ar-condicionado no carro é o desejo da maioria dos motoristas. O item é quase obrigatório desde as versões de entrada para quem vai comprar um veículo novo, mesmo nos modelos mais baratos disponíveis no mercado.
O problema é que os dias de calor exigem alguns cuidados que muitos proprietários ignoram, mas que se ignorados podem acabar gerando um grande prejuízo para o bolso. Afinal, se não dá para viver sem o ar-condicionado ligado, o melhor a se fazer é cuidar bem do equipamento.
Cuidados essenciais com o ar-condicionado
Primeiro de tudo, o condutor deve estar atento aos intervalos de revisão e manutenção do equipamento para não pular nenhuma data. Isso vale especialmente para a troca do filtro de ar, que deve ser feita a cada seis meses. As indicações constam no manual do proprietário entregue pela fabricante do carro.
Um filtro obstruído resulta no aumento da força necessária para o compressor trabalhar, o que pode reduzir a vida útil do item e gerar gastos adicionais. Justamente por isso, é preciso estar em dia com as manutenções.
Dias de calor
Existem algumas recomendações específicas para os dias de calor, sobretudo quando o automóvel está parado embaixo do sol. Essas dicas servem para tornar a refrigeração mais eficiente e reduzir o consumo de combustível.
“Tem que permitir uma ventilação no carro quando está muito quente. Ou seja, é importante abrir os vidros para ter uma troca de ar interno e externo quando o carro está parado no sol”, explica Pedro Scopino, mecânico e especialista no assunto.
Assim que o ar começar a sair gelado do aparelho, suba os vidros e espere o ar quente ser removido antes de ligar o circulador de ar. Seguindo esses passos, o veículo irá parar de buscar ar externo para resfriar o ambiente e usará apenas aquele que já está na cabine. Essa estratégia pode ser utilizada por até duas horas.