Carro elétrico mal chegou ao Brasil e já foi reprovado em teste de segurança

Hatch elétrico da Neta , prestes a ser lançado no Brasil, obtém nota zero em teste de segurança da Asean NCAP.

O mercado de veículos elétricos no Brasil está prestes a receber um novo integrante, o Neta Aya. No entanto, a chegada do modelo da Neta Auto, já em pré-venda, levanta preocupações.

Recentemente, o hatch foi reprovado em avaliações de segurança lideradas pela Asean NCAP. A avaliação, realizada na Ásia e Oceania, revelou graves deficiências na proteção contra colisões.

O teste identificou uma proteção insatisfatória para áreas críticas como cabeça, pescoço, peito e pernas. Esses resultados são alarmantes, especialmente para um modelo prestes a entrar no mercado nacional.

Desempenho do Neta Aya nos testes

O teste de colisão frontal, realizado a 64 km/h, mostrou deslocamento significativo da coluna A e do volante do veículo, resultados que colocam em questão a integridade estrutural do Neta Aya.

Além disso, o modelo falhou em proteger motociclistas em eventuais atropelamentos, recebendo também pontuação zero nesse quesito.

O Neta Aya obteve uma pontuação geral de apenas 28,55 pontos na avaliação, que incluiu critérios como proteção de ocupantes adultos, infantis e sistemas de assistência de segurança, nos quais o carro alcançou algumas pontuações mínimas. Já para a segurança de motociclistas, o resultado foi nulo.

Detalhando os números, o carro conseguiu 7,89 pontos em proteção de ocupantes adultos e 13,51 pontos em proteção de ocupantes infantis. Os sistemas de assistência à segurança receberam 7,14 pontos.

Entretanto, a ausência completa de pontos no teste de motociclistas é preocupante.

Especificações do modelo e próximos passos

A versão testada é semelhante à que será vendida no Brasil, equipada com dois airbags, freio ABS e controle de estabilidade. A Neta Auto ainda não comentou os resultados dos testes e possíveis repercussões.

Confira os detalhes do carro:

  • Preço de R$ 128.900.
  • Potência de 95 cv.
  • Torque de 15,3 kgfm.
  • Bateria de 40,7 kWh com autonomia de 263 km.
  • Dimensões: 4,07 m de comprimento e 2,42 m de entre eixos.

Para a Asean NCAP, o Neta Aya apresenta riscos devido à sua estrutura fraca e aos sistemas de retenção comprometidos. Apesar de ser uma opção acessível para quem busca um veículo elétrico, a segurança demonstrada nos testes levanta preocupações.

A expectativa é que a montadora tome medidas para solucionar esses problemas antes do lançamento definitivo no Brasil.

você pode gostar também