Carro “engasgando” ou sem força? Atenção! Seu combustível pode estar adulterado
Sempre que o motorista identificar alguns dos sinais de que o combustível possa estar adulterado, o ideal é procurar um mecânico de confiança para fazer a drenagem.
O combustível ocupa um papel crucial para o funcionamento dos veículos e é um dos elementos fundamentais para a sua operação.
Dessa forma, ter um produto de qualidade influencia diretamente no desempenho dos veículos. Porém, nem sempre os carros são abastecidos com um produto de qualidade, o que acaba ocasionando falhas nos automóveis.
O motorista deve ficar atento a esse tipo de problema, para não prejudicar o seu veículo, e existem alguns sinais de que o combustível do carro pode ser adulterado.
Aqui, listamos alguns problemas que os automóveis apresentam quando o produto é de péssima qualidade.
1 – Dificuldade na partida
Quando o motorista liga a chave e o motor gira, mas não entra em funcionamento, é um indicativo de que o combustível pode estar alterado.
Principalmente se for partida a frio, aquela pela manhã, em que o motor demora mais tempo para esquentar. No entanto, esse sintoma pode ser um problema nas velas ou bobinas, mas é um sinal de alerta para os condutores.
2 – Marcha lenta irregular
A marcha lenta também pode ser um indicativo de que o combustível não tem boa qualidade. Quando a rotação do carro aumenta e diminui durante uma pausa no trânsito, isso pode ser um sinal de que a gasolina ou o etanol podem estar adulterados. Para ter certeza dessa irregularidade, o motorista deve observar se existe uma oscilação grande no ponteiro.
3 – “Engasgo” do carro
Outro sinal de que o combustível está adulterado ocorre quando o motorista sente que o carro está “engasgando” e parece que vai desligar a qualquer momento.
Esse é um dos sintomas mais comuns, já que o veículo sofre para trabalhar com o combustível. Esse tipo de falha geralmente ocorre, principalmente, nas marchas mais baixas ou quando se vai dar a partida no carro.
4 – Consumo elevado de combustível
O motorista também deve observar o ponteiro do tanque de combustível. Isso porque, se o condutor notar um consumo mais alto do que o normal, sem nenhuma mudança na forma de dirigir, pode ser um sintoma de combustível adulterado. Esse é um sinal de que existe algo errado no sistema de injeção, como algum vazamento ou bicos injetores entupidos.
5 – Alteração no odor
Geralmente, a gasolina ou o álcool possuem um cheiro específico e fácil de ser identificado. Porém, caso o motorista perceba uma alteração desse odor, mais forte do que o normal ou desagradável, pode ser outro sinal de adulteração.
Claro que todos esses casos citados podem não ser devido à adulteração no combustível, porém esses são sintomas comuns. Caso ocorra algum deles ou vários, o ideal é que o motorista não continue utilizando o combustível e procure uma oficina de sua confiança para que seja feita uma drenagem completa no tanque do veículo.
O que é o combustível adulterado?
O combustível é considerado alterado quando há mistura da gasolina e/ou do álcool em quantidades maiores do que a lei permite.
Além disso, muitas vezes, esses dois produtos são misturados a outras substâncias, geralmente mais baratas e de baixa qualidade (solventes, diesel, querosene, entre outros), para aumentar o volume ou reduzir os custos de produção.