Carro que consome um litro de óleo a cada mil km está na média?
Lubrificante essencial para o bom funcionamento do motor pode baixar um pouco após o carro rodar alguns quilômetros.
O consumo do óleo lubrificante do motor é um ponto importante a ser observado pelos motoristas, especialmente porque o produto é essencial para o bom funcionamento do carro. De forma geral, é comum o nível variar um pouco após o veículo rodar alguns quilômetros, mas é sempre bom conferir.
Em alguns modelos, o painel exibe um marcador de nível de óleo, dispensando a inspeção física. Na maioria dos carros, entretanto, é necessário verificar a vareta.
Conferir a vareta para checar se o óleo está no nível adequado evita prejuízos ao motor e muitos gastos extras para o condutor. Basta puxá-la, limpá-la e inseri-la novamente no tubo. Depois é só retirá-la novamente e verificar se o nível do lubrificante está entre o máximo e o mínimo, dentro do recomendado.
Redução no nível de óleo
Conforme mencionado, é normal a quantidade de óleo medida na vareta baixar depois de o carro rodar por certa distância. Isso acontece porque o sistema interno do motor acaba deixando um pouquinho de produto passar para a parte de cima, onde ocorre a combustível, mesmo que ele seja muito eficiente.
No entanto, essa checagem pode levantar questionamentos sobre o consumo normal de óleo do motor. Para alguns especialistas, um litro de lubrificante a cada 5 mil quilômetros está dentro do padrão. Outros dizem que o razoável é a cada 3 mil quilômetros.
Seja como for, o máximo aceitável é um litro de óleo a cada mil km. Esse limite é adotado por algumas montadoras para que os motoristas não busquem a assistência técnica o tempo todo reclamando que o veículo está queimando muito produto.
Cada carro e cada motor possuem características próprias que influenciam nesse consumo, mas um gasto acima de um litro a cada mil quilômetros é excessivo. Se seu automóvel está dentro da pior das hipóteses, é hora de levá-lo a uma oficina.