Chegou o feriadão! Conheça as melhores dicas para viajar com tranquilidade na Páscoa

Grande movimentação de veículos nas estradas exige cuidado redobrado e muita atenção por parte do motorista.

O feriadão da Páscoa chegou e muita gente vai aproveitar para viajar pelas estradas do país com a família ou os amigos. Para evitar muita dor de cabeça e desperdício de dinheiro, é imprescindível que o motorista se prepare com alguma antecedência do dia do passeio.

Com as estradas lotadas, os cuidados precisam ser redobrados para evitar acidentes e não acabar parado no meio da rodovia com o carro carregado de gente e bagagem. As recomendações vão desde a manutenção do veículo até a maneira correta de transportar crianças e animais.

5 dicas para viajar com tranquilidade

Se pegar a estrada está nos seus planos para o feriado de Páscoa, confira algumas dicas importantes:

1. Não fuja da revisão

Sabemos que fazer a revisão do carro no prazo indicado pela montadora pode ser bem chato, mas é importante demais para ser negligenciado. Antes de pegar no volante, verifique principalmente os componentes de segurança e direção, como freios e cintos.

2. Reúna os documentos necessários

Assim como qualquer cidadão precisa estar em posse de seus documentos pessoais, o veículo também tem seus próprios comprovantes. Por isso, não se esqueça de regularizar e reunir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e outros documentos exigidos.

3. Cuide da segurança das crianças

A legislação de trânsito prevê a obrigatoriedade do uso de cadeirinhas apropriadas para crianças até os 10 anos de idade ou abaixo de 1,45 m de altura. Elas devem sempre ser acomodadas no banco traseiro, em equipamento certificado pelo Inmetro e adequado à sua idade e peso.

4. Cuide do transporte de animais de estimação

Para quem não sai de casa sem seus animais de estimação, é necessário tomar algumas atitudes para garantir o conforto e a segurança dos pets. O transporte deve ser realizado em caixas de transporte, utilizando cintos de segurança especiais e/ou outros equipamentos necessários.

5. Tenha calma para lidar com imprevistos

Imprevistos acontecem mesmo com os motoristas mais prevenidos, então é preciso ter calma para lidar com eles. Se o problema for técnico, a primeira coisa a se fazer é procurar um local seguro para estacionar o veículo e sinalizar a via corretamente para evitar acidentes.

Para facilitar a solução de problemas, é interessante considerar a contratação de um seguro veicular. Muitas empresas possuem planos personalizados para atender a demandas específicas e oferecem cobertura para viagens, trazendo mais tranquilidade na hora de pegar a estrada.

você pode gostar também