Como o tamanho do pneu afeta o desempenho do seu carro?

O tamanho padrão do pneu fornecido pela empresa tem o objetivo de fornecer ótima aderência e conforto com o foco principal na economia de combustível.

Os pneus são o único contato do carro com o asfalto e a única forma de reduzir seu desempenho na estrada. O desempenho em si é subjetivo. Para alguns, é a aceleração, para alguns é a aderência, enquanto para muitos é a economia de combustível e, para alguns, é o conforto ou o ruído. É assim que acontece.

O tamanho padrão do pneu fornecido pela empresa tem o objetivo de fornecer ótima aderência e conforto com o foco principal na economia de combustível. Sim, você pode optar por pneus com banda de rodagem mais larga, perfil mais alto ou um tamanho de aro maior, dependendo do que você deseja.

Uma banda de rodagem mais larga significa uma área de contato maior, o que significa mais aderência. Se for um condutor entusiasta, irá desfrutar desta aderência, uma vez que lhe permitirá acelerar ou travar mais rapidamente e transportar mais velocidade nas curvas. Mas então, a aderência extra significa que mais potência será gasta para superar as forças de atrito adicionais, reduzindo assim a economia de combustível.

Você pode optar por pneus de perfil mais alto para maior conforto, pois as paredes laterais maiores oferecem um melhor efeito de amortecimento. A desvantagem aqui é a falta de aderência nas curvas, pois as mesmas paredes laterais altas ficarão sobrecarregadas pelas forças nas curvas. Um perfil maior significará um raio de pneu maior e no caso de carros com motores menores, você pode sentir uma pequena queda no desempenho devido à redução do torque transferido para a estrada.

Se você optar por um tamanho de aro maior, você terá que escolher pneus de perfil baixo para gerenciar o tamanho geral das rodas para que não arranhem na carroceria. Os pneus de baixo perfil oferecem excelente desempenho nas curvas, pois as paredes laterais curtas proporcionam mais rigidez e uma área de contato mais ampla, oferecida pela banda de rodagem plana. A desvantagem disso é uma direção “agitada” porque qualquer imperfeição da superfície da estrada será transferida para a suspensão.

Os efeitos individuais no desempenho devido a cada uma das variáveis ​​também se aplicam a uma combinação de mudanças e isso deve ajudá-lo a escolher o equilíbrio certo de direção, aderência e economia de combustível que se adapte às suas escolhas.

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