Como testar o motor de um carro e descobrir possíveis problemas?

Você mesmo pode realizar uma verificação inicial do motor do seu carro e identificar algum tipo de problema.

O motor do seu carro é responsável pela potência, desempenho e experiência geral de direção. Ele também é uma das peças mais caras para consertar, e o desgaste pode prejudicar componentes críticos, levando a muitas situações desagradáveis ​​na estrada.

Aprender sobre problemas comuns, seus sintomas e procedimentos iniciais de solução de problemas é essencial para prevenir tais situações e garantir a longevidade do seu veículo.

Então, como cuidar do motor do seu carro para que continuem funcionando da melhor forma?

Qualquer especialista automotivo diria que a manutenção adequada do carro ajuda a evitar desgaste prematuro, especialmente quando se trata de motores. Mesmo um pequeno barulho pode se transformar em uma falha catastrófica do motor quando ignorado, porque há muitas peças pequenas e relativamente baratas que são vitais.

Além disso, mesmo as menores peças defeituosas do motor podem levar à substituição dele por inteiro.

Infelizmente, mesmo com uma manutenção rigorosa, vários problemas ainda podem acontecer. Alguns dos piores problemas de motor e transmissão que ocorrem devido à negligência na manutenção regular do carro e à ignorância de sinais óbvios de problema são:

  • Motor fundido
  • Motor superaquecido
  • Correia/corrente dentada quebrada
  • Engrenagens de transmissão danificadas
  • Transmissão superaquecida
  • Unidades de controle queimadas

Alguns desses problemas podem até ser causados ​​por falta de líquido refrigerante, resultando em reparos que custarão uma fortuna e deixarão você sem carro por semanas. E embora estas estejam entre as questões mais dispendiosas e demoradas, a lista pode prolongar-se por horas, envolvendo milhares de outros problemas.

O bom é que alguns procedimentos simples de teste podem ajudá-lo a evitar a maioria desses problemas antes que seja tarde demais.

Testando o motor do carro

Os motores de combustão interna convertem energia química em energia mecânica, empurrando para baixo os pistões que giram o virabrequim. No entanto, existem sistemas de lubrificação, resfriamento e vários outros sistemas para combater o atrito, as altas temperaturas e a contaminação.

Seu mecânico pode realizar uma inspeção completa para apontar os problemas exatos, mas quando você tiver problemas em situações desconfortáveis, saber como realizar uma verificação inicial pode permitir que você descubra o que significa aquele novo som de batida ou cheiro de queimado.

Inspeção visual

Uma simples inspeção visual deve ser a primeira etapa da solução de problemas, pois é rápida e revela muitos problemas imediatamente. Basta abrir o capô e procurar cuidadosamente sinais como:

  1. Vazamentos. Nada deve vazar no compartimento do motor. Certifique-se de que o motor e seus acessórios estejam secos.
  2. Mangueiras danificadas ou soltas. O radiador, a direção hidráulica e as mangueiras de entrada de ar devem estar intactas, sem rachaduras ou rasgos visíveis.
  3. Fiação danificada ou oxidada. O isolamento do fio pode ser danificado quando o fio roça em outras superfícies. Isso geralmente acontece quando os clipes de suporte estão quebrados ou faltando. Além disso, a umidade excessiva causa oxidação e prejudica as conexões.
  4. Correias gastas ou danificadas. Você deverá ver alguns cintos de acessórios na frente do motor. Eles geralmente acionam o alternador, o compressor AC, a bomba d’água e a bomba de direção hidráulica, portanto, esses sistemas podem funcionar mal ou parar de funcionar se uma correia acessória estiver danificada.
  5. Corrosão. Verifique se todas as peças metálicas e tubos estão intactos.

Você também pode testar o motor de um carro quando ele está funcionando – isso ajuda a verificar se as correias estão soltas ou se algum fluido está vazando sob pressão. No entanto, se houver um problema sério com o motor, ligá-lo poderá causar ainda mais danos, por isso tome cuidado.

Verifique os níveis de fluido

Os carros usam vários tipos de fluidos, e a maioria deles é acessível através do compartimento do motor – óleo do motor, líquido refrigerante, freio, fluido de direção hidráulica e fluidos de lavagem de pára-brisa.

O óleo do motor é um dos fluidos mais importantes num carro – retarda o desgaste do motor, retém contaminantes e distribui o calor. O líquido refrigerante garante que o motor e seus componentes operem em temperaturas ideais, enquanto os fluidos de freio e direção hidráulica complementam os sistemas hidráulicos.

Certifique-se de verificar esses fluidos uma vez por mês ou depois de perceber que algo está errado. Quando seus níveis estão abaixo do mínimo, provavelmente há um vazamento que você deve resolver.

Além disso, preste atenção às cores fluidas – se o óleo do motor for branco cremoso em vez de marrom ou preto, a junta do cabeçote provavelmente está queimada. O líquido refrigerante deve ser de cor viva, não branco, preto ou marrom.

Se o motor estiver funcionando, espere pelo menos meia hora após desligá-lo para evitar queimaduras ao verificar os fluidos.

Verificando ruídos e cheiros estranhos

Normalmente, cada detalhe dos motores modernos é projetado quase com perfeição, tornando-os silenciosos e suaves. Quando algo se solta ou quebra, alguns componentes podem começar a bater, triturar uns aos outros ou causar superaquecimento, vazamentos e outros problemas visíveis.

Os ruídos de rangido estão frequentemente relacionados com correias soltas ou gastas. Zumbidos graves ou ruídos de trituração podem ser causados ​​por má lubrificação ou componentes internos soltos de um motor.

Já os sons de batida podem significar inúmeras coisas, desde válvulas danificadas até combustão irregular de combustível. De qualquer forma, sons incomuns geralmente significam problemas importantes que devem ser tratados adequadamente.

Preste atenção também aos cheiros estranhos. Eles aparecem devido ao calor excessivo do motor, sistema de escapamento danificado ou vários fluidos que começam a vazar e pingar em áreas quentes do motor. Nem todos conseguem perceber a diferença entre os cheiros de cada fluido, portanto, tenha em mente que cheiros de queimado indicam uma situação potencialmente perigosa, enquanto o cheiro de gases de escapamento significa que há vazamento no escapamento.

Procure códigos de falha

Embora esta seja a única parte do teste do motor do carro onde uma ferramenta é necessária, um scanner vale totalmente a pena. Por que? Porque os carros modernos podem ter mais de 100 unidades de controle, cada uma controlando motor, trem de força, freio, infoentretenimento e muitos outros sistemas.

Quando algo funciona mal, as unidades de controle veem isso como um problema e ativam códigos de falha específicos que você pode revelar usando esses leitores de código.

Normalmente, quando há um problema com o motor, uma luz laranja de verificação do motor aparece no painel. No entanto, uma luz de verificação do motor apenas avisa que há um problema com o motor, então você ainda precisa descobrir mais sobre isso conectando um scanner.

Além disso, o mau funcionamento pode aparecer mesmo sem uma luz de advertência, mas a verificação dos códigos de falha pode ajudar a identificar o problema e resolvê-lo antes que ele evolua para algo pior.

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