Empresa lança carro do futuro que se “limpa sozinho”
Antolin apresenta in-Pulse, um conceito que avança uma nova geração de soluções para purificação do ar e esterilização de superfícies interiores
Limpar e esterilizar o carro pode ser história no futuro. Esta é uma das propostas do in-Pulse, o mais recente carro-conceito do fabricante de componentes Grupo Antolín, que, entre outras inovações, incorpora uma nova geração de soluções de purificação e esterilização do ar para superfícies internas e itens pessoais, criando um ambiente mais seguro e saudável ambiente para os passageiros.
Este novo conceito oferece soluções prontas para o mercado combinadas com tecnologias avançadas que devem chegar ao mercado a médio prazo. O veículo representa um SUV elétrico com autonomia de nível 4 e um interior adaptável para acomodar as necessidades de carga e armazenamento dos usuários.
Este interior do futuro é o resultado do trabalho da Diretoria de Inovação Norte-Americana de Antolin para conceber um espaço interior flexível.
O veículo oferece um interior aconchegante e confortável que se transforma para proporcionar aos usuários uma experiência de condução personalizada, além de propostas práticas para o armazenamento de objetos.
A criação de experiências no veículo torna-se um valor essencial para gerar novas sensações de condução e bem-estar no interior. Tecnologias como o uso de sistemas acústicos ativos, a projeção de informações nas superfícies interiores ou a iluminação funcional personalizada integrada no substrato do teto, bem como os guarda-sóis retráteis que se abrem automaticamente apenas quando necessário, permitem criar bolhas individuais de conforto.
Os sistemas de assistência à condução ADAS também fazem parte das soluções apresentadas com a perfeita integração de câmeras que utilizam tecnologias de inteligência artificial como sistemas de monitoramento de motoristas (Driving Monitoring System, DMS) e sistemas de monitoramento de ocupantes (Occupant Monitoring System, OMS). Esses tipos de tecnologias também podem ser usados para configurar as preferências dos passageiros em termos de conforto, informação e entretenimento.
Como parte das novas tendências de mercado, as superfícies inteligentes assumem uma posição relevante neste conceito através de uma nova geração de componentes de revestimento e peças decorativas: soluções capacitivas aliadas a tecnologias hápticas e iluminação ambiente e funcional que potenciam a experiência de condução.
Além disso, a adição de superfícies morphing no painel de instrumentos, console central e porta, bem como novos porta-copos que se encaixam em todos os tipos de contêineres, são mais um passo para a criação de superfícies que se adaptam às necessidades do veículo.
A sustentabilidade também é um objetivo prioritário. O uso de materiais naturais e sustentáveis oferece uma imagem de alta qualidade: cortiça, pedra, couro vegetal ou tecido natural são os materiais escolhidos para dar aquele toque natural às superfícies do Concept Car.
A espuma química dos plásticos, o uso de fibras naturais e o uso de solda a laser contribuem para diminuir o peso necessário para veículos elétricos. Por outro lado, combinar essas superfícies naturais com tecnologias avançadas é uma oportunidade para repensar a forma como os produtos são projetados. A concepção deste veículo sob os parâmetros do ecodesign constitui um elemento chave da nova proposta.