Enganação? Estratégia usada pelas montadoras faz o carro parecer mais caro
Motivadas pela redução de custos, marcas adotam estratégia duvidosa relacionada aos materiais de acabamento.
Na tentativa de manter o lucro, as montadoras adotam estratégias diferentes, como apostar em carros mais caros em detrimento do volume de vendas. Outros truques usados pelos fabricantes deixam o modelo com cara de mais caro do que realmente é.
O mais comum é utilizar rodas de aço com calotas que se assemelham muito as de liga leve, algo que imprime estética e custo-benefício ao produto. Utilizando materiais de acabamento mais modernos, o plástico da calota consegue imitar o visual de uma peça metálica, que é mais cara e sofisticada.
As coberturas são alinhadas de maneira a ocultar as verdadeiras rodas de aço, chegando a um resultado que agrega valor visual ao produto. Modelos de marcas como Chevrolet, Renault e Fiat utilizam aros de 15 ou 16 polegadas.
Redução de custos e outros motivos
A solução criativa é motivada pelo corte de custos e usada principalmente nos carros mais básicos, que ficam com uma cara mais sofisticada, mas mantêm o preço reduzido.
Mais baratas de fabricar do que as de liga leve, as rodas de aço oferecem maior resistência contra impactos e amassados, trazendo algumas vantagens em determinadas situações. Já as calotas utilizadas simulam com eficiência o design das rodas esportivas.
Embora tenha chamado a atenção recentemente, a prática de utilizar calotas que imitam rodas de liga leve não é algo novo e já foi vista em modelos mais antigos. Porém, a procura por um visual mais esportivo sem gastar mais dinheiro deu força a essa tendência nos últimos anos.
A Chevrolet explica que a escolha não se baseia apenas na redução de custo, mas também em ajudar os clientes mais sensíveis às variações de preços das versões mais básicas. Para oferecer preços mais convidativos aos carros de entrada, que incorporam muita tecnologia embarcada, a marca precisa encontrar saídas criativas.
Modelos que usam o truque
Rodas de Aço (Foto: Shutterstock)
Vários carros fabricados por grandes montadoras trazem as rodas de aço e calotas que simulam a liga leve. Veja alguns exemplos:
1. Chevrolet
As variantes mais acessíveis dos modelos Onix LT, Onix Plus LT, Tracker LT e Montana LT possuem o equipamento que imita o acabamento diamantado.
2. Renault
Os franceses Kwid Zen, Stepway e até o novo SUV Kardian Evolution estão na lista dos que utilizam a estratégia, todos nas versões mais básicas.
3. Fiat
Nas variantes de entrada Mobi Like, Argo 1.0, Argo Drive, Cronos Drive, Strada Freedom, Pulse Drive e Toro Endurance, as rodas de aço trazem calotas com visual sofisticado simulado.