Luz do câmbio acendeu? É melhor ir correndo para a oficina
Sinal luminoso no painel indica problemas que podem ser graves.
Carros modernos possuem uma série de recursos e assistência que ajudam não apenas na condução, mas também a identificar problemas no veículo. Por isso, todo proprietário deve saber reconhecer os sinais luminosos que aparecem no painel e o que cada um deles indica.
A interpretação é necessária para saber o significado, por exemplo, da luz do câmbio automático. Essa função exclusiva dos automóveis com transmissão automática não está presente nos modelos mais antigos, mas apesar de moderno, o sistema está sujeito a defeitos.
Significado da luz do câmbio automático
Foto: Reprodução
Quando o sinal luminoso com formato de engrenagem com um ponto de exclamação no centro aparece em vermelho, ele está indicando uma falha que tem potencial de ser grave. O mais recomendado é buscar uma oficina mecânica o quanto antes para descobrir o defeito e evitar prejuízos ainda maiores.
O problema geralmente é o baixo nível do óleo do câmbio automático, já que alguns modelos exigem a troca do fluido do lubrificante de tempos em tempos. Essa informação consta no manual do proprietário do veículo, que também informa os prazos corretos de troca do produto.
Outra possibilidade é um erro no próprio sistema, mas aí já é outra conversa. Neste caso, a única saída é contar com a ajuda de um especialista para descobrir o que está causando a falha.
Mas, se o que motiva o acendimento da luz do câmbio automático de fato for a falta de óleo, o motorista deve procurar um local para fazer a troca imediatamente. Caso contrário, a peça pode enfrentar um desgaste prematuro e ter sua vida útil reduzida.
O momento certo para a substituição do óleo da transmissão automática depende de fatores como o tipo de caixa e o produto utilizado. Em geral, as manutenções preventivas devem ser feitas a cada 50 mil km rodados ou dois anos, o que vier primeiro, seguindo a recomendação da fabricante.