Na China; GM lança carro elétrico de R$ 17 mil e 305 km de autonomia

O carro é feito pela GM, em uma joint venture com a SAIC-GM-Wuling. Elétrico custará R$ 17 mil e terá 305 km de autonomia.

A China se destaca no mercado de elétricos (EV). Por lá, o modelo mais vendido em 2021 é o Wuling Hongguang Mini EV. O carro é feito pela GM, em uma joint venture com a SAIC-GM-Wuling. O carro virou notícia não só no país, mas no mundo inteiro.

Com um preço básico de $ 4.500, o Mini EV é um dos veículos elétricos mais baratos do mundo. Além disso, oferece especificações decentes pelo valor cobrado. No entanto, o tópico deste artigo é outro micro EV da GM que é ainda menor do que seu irmão popular.

Chamado de Nano EV, o mais recente veículo elétrico da empresa estreou no Tianjin International Auto Show. Ele foi apresentado como uma edição limitada projetada em cooperação com a Disney. Por lá o carro custará o equivalente a R$ 17.000.

Se você acha que o Nano EV parece familiar, é porque ele é um Baojun E200 rebatizado. A Wuling aproveitou as sinergias dentro da joint venture SAIC-GM-Wuling que também inclui a marca Baojun. Wuling rotula o design do Nano EV como “Free Two Go”, que aparentemente faz alusão à geração mais jovem independente de hoje que está sempre em movimento.

As dimensões do Wuling Nano EV são idênticas às do Baojun E200, medindo 2.497 mm. De comprimento são 1.526 mm e de largura e 1.616 mm. De altura, a distância entre eixos se estende por 1.600 mm.

Você pode achar difícil de acreditar, mas isso torna o Nano EV 420 mm mais curto do que o Mini EV – embora a largura e a altura sejam bastante semelhantes. Conseqüentemente, este minúsculo veículo elétrico é estritamente de dois lugares. O corpo compacto permite um raio de viragem de 3,8 metros, o que significa que o Nano EV deve entrar e sair facilmente de espaços apertados.

Autonomia

O Nano EV é alimentado por uma bateria de 28 kWh que permite um alcance de até 305 quilômetros, de acordo com o ciclo de teste chinês. O carregamento do veículo leva apenas 4,5 horas usando um carregador rápido opcional de alta potência de 6,6 kW.

A bateria alimenta um motor elétrico síncrono de ímã permanente frontal de 24 kW ou 32 cv. A velocidade máxima atinge 100 km/h. Em comparação, o carro irmão Baojun E200 tem um pouco mais de potência – 29 kW (39 cv).

O Nano EV possui um sistema de gerenciamento de bateria inteligente, tecnologia de pré-aquecimento de baixa temperatura e isolamento de bateria. Os proprietários podem até mesmo monitorar remotamente as funções da bateria por meio de um aplicativo de smartphone.

Se a segurança é uma preocupação, Wuling diz que mais de 40% do corpo do Nano EV consiste em aço de alta resistência. O modelo também vem com alarme de falha de isolamento e proteção contra curto-circuito da bateria.

Também possui controle eletrônico de estabilidade, distribuição eletrônica de força de frenagem, controle auxiliar de partida em rampas, sistema de monitoramento da pressão dos pneus e radar reverso.

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