Não os ignore! 7 sinais de que o motor do seu carro pede socorro
Fazer a manutenção preventiva ainda é a melhor forma de evitar dores de cabeça; Saiba se o carro precisa visitar o mecânico.
Manter um carro é muito mais do que encher o tanque para sair rodando por aí. É preciso calibrar os pneus, realizar balanceamento e alinhamento e, claro, fazer a manutenção preventiva. No entanto, seja por falta de manutenção ou por algum problema pontual, é preciso ficar atento aos sinais que o motor do veículo oferece.
Para ajudá-lo a identificar possíveis problemas, separamos situações em que o motor sinaliza problemas no carro.
1- Líquido de arrefecimento com cor de ferrugem
Se a água presente no reservatório de expansão do sistema de arrefecimento tiver com laranja, isso já é um indicativo de problemas sérios. Essa é a cor da ferrugem e, provavelmente, todo o sistema de arrefecimento está com ferrugem.
Uma das principais causas desse problema é o uso da água da torneira para preencher o reservatório.
2- Aumento repentino no consumo
Se o seu carro começar a consumir muito combustível pode ser que haja um problema no sistema de injeção ou mesmo no motor. Nesses casos, um mecânico conseguirá diagnosticar melhor o motivo do aumento do consumo, mas há chances de ser alguma destas situações:
- Problemas no sistema de ignição (bobina, velas ou cabos de vela);
- Óleo do motor já vencido, ou com especificação errada;
- Filtro de ar ou de óleo obstruídos;
- Problemas na sonda lambda, também conhecida como sensor de oxigênio;
- Falta de manutenção regular.
3- Vazamentos de óleo ou água, baixando o nível rapidamente
Ao tirar o carro da garagem, se houver vazamentos no chão, saiba que o seu carro também precisa de manutenção. Vazamentos de óleo indicam defeitos no motor, já os de água podem levar ao superaquecimento do carro.
Quando se trata de vazamentos de óleo, eles podem ser decorrentes de juntas defeituosas, vedações desgastadas ou mesmo problemas de lubrificação. Por outro lado, os vazamentos de água ocorrem, geralmente, por falhas no sistema de arrefecimento como, por exemplo, radiador danificado, mangueiras ressecadas ou bomba d’água com defeito.
4- Ruídos estranhos no motor
Qualquer ruído estranho já é um sinal de que há algo errado com o carro. Seja aquele ‘tec tec’ parecido com uma máquina de costura ou até mesmo um ronco de motor diferente do habitual, é preciso levar o carro para a revisão quanto antes.
5- Resíduos sólidos dentro da tampa de óleo do motor
Ao abrir a tampa de óleo do motor, o produto fica retido nas ranhuras da tampa. Se você notar qualquer tipo de resíduo sólido junto a este óleo, ou mesmo espuma, é indicativo de formação de borra dentro do motor.
6- Resíduo na vareta do óleo
Se este mesmo tipo de resíduo estiver presente na vareta do óleo, o problema é o mesmo: a formação de borra dentro do motor. Além disso, a vareta também pode apresentar resíduo de partículas metálicas, indicando folgas dentro do motor e, portanto, que há componentes desgastados.
7- Fumaça no escapamento
Por fim, caso saia muita fumaça pelo escapamento do carro, é um importante sinal de problemas no motor. Isso porque, os carros que possuem injeção eletrônica não devem soltar fumaça visível.