Não sabe se é a hora de trocar o fluido de freio? Veja como descobrir
Aprenda como identificar os sinais de que é hora de substituir o produto que auxilia na eficiência da frenagem.
O bom funcionamento do sistema de frenagem do veículo depende de sua correta manutenção, que inclui a substituição periódica do fluido de freio. O produto é usado para transferir a pressão feita no pedal de freio para o acionamento dos componentes que geram o atrito necessário e fazem o carro frear.
O líquido também é importante para lubrificar e prevenir a degradação de peças do sistema, por isso, verificar seu nível regularmente evita muito prejuízo para o motorista.
Segundo a empresa ZF Aftermarket, o fluido de freio não pode apresentar grande variação no nível, diferente de outros líquidos utilizados no veículo. Uma variação excessiva pode indicar desgaste nos componentes e até vazamento, então não complete o reservatório antes de procurar o diagnóstico de um mecânico.
Também vale mencionar que o produto pode absorver água, o que reduz sua viscosidade e temperatura de ebulição com o tempo. Outros fatores diminuem a vida útil do fluido, como o superaquecimento causado pelo uso do sistema, e tudo isso é perigoso porque provoca a perda parcial ou total dos freios.
“Através da revisão é possível medir o ponto de ebulição do fluido e até mesmo sua porcentagem de água e a partir dessa análise é possível descobrir se é necessário realizar a troca ou não. Outro quesito importante é ficar atento à data de validade do produto, que pode variar de acordo com o fabricante, mas nunca aplicar vencido”, diz Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction.
É hora de trocar o fluido do freio?
Existem alguns sinais no seu veículo que indicam que chegou a hora de substituir o produto para garantir o bom funcionamento do sistema de freios:
- Luz de advertência acesa no painel;
- Necessidade de pisar no pedal de freio com mais força;
- Maior tempo de resposta do feio.
Na hora de trocar o fluido em uma oficina de sua confiança, processo recomendável a cada um ou dois anos, não se esqueça de verificar a validade do produto. O mecânico também pode aproveitar a revisão para verificar o estado do reservatório, que deve ser trocado ou lavado quando estiver escuro.