Não supera a versão brasileira! Toyota lança Hilux híbrida na Europa
Montadora lança Hilux híbrida com sistema semelhante a modelos como Kia Sportage e Stonic na Europa.
A Toyota Hilux híbrida deve chegar ao mercado europeu com um sistema híbrido leve semelhante ao de modelos como Kia Sportage e Stonic no Brasil. O novo conjunto é equipado com um motor elétrico de 48V no lugar do alternador para ajudar a picape nas partidas e reduzir o consumo de combustível.
O segundo motor é um 2.8 turbo diesel com 204 cv de potência e 51 kgfm de torque, o mesmo usado no Toyota Fortuner. As características são praticamente as mesmas dos modelos Hilux e SW4 vendidos por aqui.
Apesar do auxílio do motor elétrico, a Hilux híbrida deve ganhar muito nos quesitos potência e torque, já que a unidade é de baixa potência. Quanto à redução no consumo de combustível do motor a diesel, ele pode chegar a 10%.
As capacidades de reboque, carga e off-road da picape devem ser mantidas. Mesmo com a inclusão do sistema elétrico, o veículo manteve um limite de 70 centímetros de imersão na água.
Versão brasileira é melhor
A montadora japonesa deve iniciar as vendas da nova configuração pela África do Sul, Austrália e Ásia antes de comercializar o modelo na Europa. O sistema híbrido chegará apenas às versões topo de linha picape e também pode ser incluído no Fortuner, como é chamado o SW4 em outros mercados.
No Brasil, não há previsão de chegada da Hilux híbrida leve com as características mencionadas acima. “Sairia muito caro para um pequeno ganho de eficiência energética”, disse Javier Luzzi, engenheiro da montadora, ao Autoesporte.
O país deve receber uma versão com sistema híbrido convencional ou plug-in, soluções que custam mais, mas melhoram muito o consumo de combustível. A chegada da nova geração em terras brasileiras está prevista para 2026.