Nível de óleo acima do máximo pode gerar problemas para o motor do carro?
Deixar faltar óleo no reservatório traz consequências ruins, mas será que exagerar na quantidade também dá prejuízo?
O motorista sabe que a troca de óleo é uma manutenção preventiva obrigatória para evitar problemas no motor e nos demais componentes do sistema. Porém, o que muitos ignoram é que exagerar na quantidade de lubrificante colocada no reservatório também pode ser prejudicial.
O nível de óleo acima do máximo indicado pode interferir no funcionamento do motor, reduzindo sua vida útil. Com muito fluido, o componente precisa trabalhar mais, o que é ruim para o virabrequim e outros itens que se movimentam.
Além disso, o excesso de lubrificante promove a geração de espuma no cárter, recipiente metálico que protege e garante a lubrificação de certos mecanismos. Essa espuma faz com que as peças se desgastem mais rapidamente, uma vez que não lubrifica adequadamente.
Outra questão é que, quando o recipiente está cheio demais, há risco de mais pressão e até de vazamentos, o que pode levar a falhas no funcionamento do motor. O que acontece é um aumento de arrasto hidrodinâmico no cárter, que faz o propulsor rodar “mais pesado”.
Em uma situação como essa, há risco de o óleo passar para os cabeçotes e chegar às velas de ignição, contaminando-as até que não consigam mais gerar a faísca necessária para a explosão nos cilindros. Isso fará com que o motor pare de funcionar e deixará o conserto bem caro.
Quantidade correta de óleo
O motorista que quer evitar problemas desnecessários deve evitar excessos e colocar apenas a quantidade correta de óleo no motor. Para verificar o volume indicado, o motorista pode consultar o manual do proprietário do carro.
Também é possível ter essa informação observando a ponta da vareta de medição, que possui duas linhas. Idealmente, o nível de óleo deve ficar próximo à linha superior ou perto dela, nunca acima dela e nem abaixo da linha inferior.
Alguns carros exigem a quantidade exata que vem na embalagem de 5 litros do produto. Outros podem suportar menos fluido, em torno de 4,3 a 4,7 litros, mas raramente menos que isso. Seguindo a recomendação correta do fabricante, é fácil evitar problemas.