Nova onda de calor: 4 dicas para gelar o carro sem gastar muito

Eficiência do ar-condicionado pode ser ampliada com truques simples, evitando o aumento excessivo no consumo.

Uma nova onda de calor chegou ao Brasil e assim como as temperaturas, os gastos com combustível começam a subir. O ar-condicionado é um grande aliado em dias mais quentes, mas também pode ser um vilão quando o motorista não está de olho no consumo.

Segundo o centro de experimentação viária Cesvi Brasil, o aparelho pode aumentar os gastos em até 20%, uma péssima notícia para quem preza a economia. Além disso, como seu compressor é acionado pelo motor do veículo, ele compromete a eficiência do carro.

Se você não quer passar calor e nem gastar muito, mas deseja deixar o ar-condicionado do automóvel ligado, confira algumas dicas para elevar a eficiência do aparelho.

1. Deixe o ar quente sair do carro

Estacionar o carro em um local coberto e fora do alcance dos raios solares é uma medida que ajuda não só a manter a temperatura dentro do veículo, mas também preserva os componentes e a pintura. Caso não seja possível abrigar o automóvel, abra as janelas e deixe o ar quente sair antes de ligar o ar-condicionado.

Dessa forma, será mais fácil atingir a temperatura ideal após acionar o equipamento, o que também gera economia de combustível.

2. Sempre feche os vidros

O procedimento de fechar os vidros antes de ligar o ar-condicionado é básico, mas muitos ainda insistem em deixá-los abertos. A entrada de ar externo faz o aparelho trabalhar com mais força, aumentando o consumo sem necessidade.

Também é importante verificar regularmente e substituir, quando necessário, as borrachas de vedação das portas e da calha dos vidros laterais.

3. Não deixe a temperatura no mínimo por muito tempo

Na hora de acionar a climatização, é interessante ajustar o aparelho na temperatura mínima e na ventilação máxima, mas essas condições devem ser mantidas somente até o carro atingir as condições ideais. Após alcançar o conforto térmico, configure a temperatura em um nível intermediário para reduzir o trabalho do compressor.

4. Faça a manutenção do aparelho

O ar-condicionado deve estar sempre com a manutenção em dia para não aumentar o consumo de combustível. É importante substituir os filtros de cabine dentro do prazo indicado no manual do proprietário, além de higienizar os dutos ao menos uma vez por ano.

Se necessário, busque a ajuda de um profissional especializado para resolver problemas e garantir o bom funcionamento do aparelho.

Dica bônus: botão de recirculação

A recirculação é um processo que bloqueia a entrada de ar externo na cabine e faz com que o aparelho resfrie o ar que já está no interior do veículo. Ela pode ser ativada por meio de um simples botão e gera economia de até 10%, mas é preciso ter cuidado na hora de utilizar a função.

O recurso pode trazer riscos à saúde dos ocupantes do veículo, já que o ar viciado ocasiona falta de concentração e cansaço rápido. Além disso, os vidros podem embaçar quando a temperatura ambiente é menor do que a interna, o que prejudica a visibilidade do motorista.

Usando a recirculação com cuidado, é possível economizar combustível porque o compressor trabalha menos. Além disso, ela evita a entrada de ar poluído e de maus odores no carro.

você pode gostar também