Novo Toyota Corolla Cross mantém itens polêmicos do projeto; entenda

Montadora japonesa mantém a proposta mecânica do novo modelo mesmo com as críticas dos especialistas.

A Toyota decidiu bancar sua decisão e lançar o novo Corolla Cross com todos os itens que geraram polêmica entre os especialistas. Com estreia prevista para a segunda quinzena de abril, o modelo virá com a controversa proposta mecânica e o atual escapamento desalinhado.

Para não dizer que não ouviu, a montadora alterou o porta-malas com abertura elétrica no XRX e instalou o freio eletrônico no lugar da péssima alavanca de pé, garantindo um pouco mais de modernidade ao projeto.

Porém, os motores a combustão e híbridos foram mantidos, assim como o atual escapamento, componente bastante criticado e visto como um item que foge do design geral do carro. Pintado de preto, o escape não combina em nada com o estilo do crossover, mesmo após a repaginação do para-choque.

As alterações esperadas pelo público e pela crítica só devem ocorrer na próxima geração, e não com a atual reestilização. Basicamente, o modelo que chega ao mercado brasileiro em maio é o mesmo Corolla Cross 2025 vendido na Tailândia.

Ao menos a Toyota ouviu parte das queixas sobre o produto e substituiu o freio de estacionamento acionado pelo pé para demonstrar que continua trabalhando na melhoria de seus produtos. Além disso, vale destacar que XRE, XRV, XRX possuem teto solar e ganharam porta-malas elétrico.

A respeito dos preços de lançamento, não são esperadas mudanças na tabela atual, que vai de R$ 170 mil a R$ 215 mil.

Dimensões e motorização

O modelo passou por ajustes sutis no visual interno e externo que o deixaram com um aspecto geral mais elegante. O Corolla Cross continua com 4,46 metros de comprimento, entre-eixos de 2,64 m e 16,1 cm de altura livre do solo. A capacidade do bagageiro é de quase 440 litros.

As versões híbridas e a combustão levam um motor 2.0 litros flex de 177 cavalos de potência e câmbio de 10 velocidades. A tão esperada calibragem de potência e eficiência do conjunto híbrido, que iria de 122 cv para os prometidos 140 cv, também não ocorreu.

A média de consumo da versão a combustão é de 11,7 km/l na cidade e 13 km/l na estrada com gasolina, e de 8,2 km/l e 9,0 km/l nos mesmos ciclos com etanol. O híbrido, por sua vez, faz até 11,8 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada com etanol, e 17,8 km/l e 14,7 km/l com gasolina, conforme os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro.

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