Páscoa na estrada: não saia de casa sem verificar estes 5 itens no seu carro ou pode ser tarde demais

Se o motorista ficar o checklist completo, terá menor risco de acidentes e o passeio durante o feriado prolongado vai ficar mais tranquilo.

O Feriado da Páscoa chegou e, com essa folga prolongada, muita gente pega a estrada com a família para viajar. No entanto, antes de curtir, é essencial fazer uma revisão no carro e garantir a segurança dos ocupantes e, também, dos demais veículos no trânsito.

Logo, quando for pegar a estrada no Feriado de Páscoa, deve observar alguns itens para não ter surpresas desagradáveis. A seguir, veja cinco itens indispensáveis para deixar alinhados.

1- Pneus do carro

Esse é o primeiro item que devemos olhar antes de viajar no Feriado de Páscoa. Primeiramente, observe se o pneu não está ‘careca’ ou com bolhas. Além disso, mesmo que o pneu esteja em boas condições, deve-se fazer o alinhamento e o balanceamento.

Além disso, antes de pegar a estrada, é preciso ir ao posto e fazer a calibragem dos pneus. Isso é algo simples e que faz muita diferença, até mesmo no consumo do combustível.

2- Freios

As pastilhas de freio são relativamente baratas e devemos trocá-las a cada 10 mil quilômetros. Além disso, se for fazer uma viagem longa, é preciso fazer esse check-up e ir ao mecânico para uma eventual troca.

Além disso, verifique o disco de freio, pois ele não pode ter avarias. Esses detalhes vão garantir muito mais segurança para os condutores e passageiros durante o trajeto.

3- Radiador e aquecimento
do carro

Agora, também deve-se observar as mangueiras do radiador do carro antes de pegar a estrada e verificar se não estão rachadas. Além disso, é necessário ver se o carro tem água no radiador para evitar o superaquecimento.

Caso contrário, o veículo poderá ter problemas e queimar a junta do cabeçote. Assim, o prejuízo será gigantesco e a viagem acabará abreviada. Aproveite também para trocar a correia dentada.

4- Parte elétrica

É importante também verificar se todas as luzes estão funcionando, principalmente faróis e lanternas. Esses itens são essenciais nas estradas, principalmente durante a noite.

Além disso, verifique o prazo de validade da bateria, pois é um item que, se descarregar, vai deixá-lo na mão. E esse é um componente que nem sempre será encontrado em qualquer lugar para onde viajar.

5- Óleo do motor

Por fim, atente-se também à troca de óleo do motor do seu carro. Se estiver na hora de fazer a substituição, leve-o a um lugar especializado. Isso também vai garantir maior sobrevida do motor.

Aliás, isso vale para qualquer situação, não apenas quando for viajar para algum lugar. O óleo é um importante lubrificante para o motor do veículo.

você pode gostar também