Salvando vidas nas estradas: o inovador para-choque de caminhão que promete revolucionar a segurança

De acordo com uma Universidade na Suécia, em um acidente entre um caminhão e um veículo leve, mais de 90% das mortes são dos carros menores.

O número de vítimas fatais em acidentes de trânsito no Brasil é uma realidade que demanda atenção e soluções urgentes. Entre 2010 e 2019, foram registradas 392 mil mortes decorrentes de acidentes em estradas e rodovias no país, representando um aumento de 13,5% em comparação com a década anterior.

Esses dados foram revelados em um relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em agosto de 2023.

Essa triste estatística não se restringe apenas ao Brasil, sendo uma preocupação global. Nesse contexto, cientistas suecos da Chalmers University of Technology estão empenhados em encontrar maneiras de reduzir essas estatísticas alarmantes pelo mundo. Uma das linhas de pesquisa é um novo tipo de para-choque para caminhões.

De acordo com dados organizados pela Universidade, os acidentes fatais envolvendo veículos pesados de mercadorias e automóveis de passageiros correspondem a 14 a 16% de todas as mortes de ocupantes de carros. Essas informações são válidas tanto para a União Europeia quanto para os Estados Unidos.

Ainda segundo os dados obtidos pela Chalmers University of Technology, nos acidentes envolvendo veículos pesados, em mais de 90% dos casos, é a pessoa no veículo leve que perde a vida. Esse fato deve-se principalmente à disparidade de tamanho entre os dois tipos de veículos.

Além disso, as zonas de deformação nos carros muitas vezes não coincidem com as dos caminhões, resultando na absorção da maior parte da energia do impacto pelo automóvel, o que pode causar danos graves aos passageiros.

Para tentar minimizar esse problema, os pesquisadores suecos desenvolveram um para-choque mais leve, projetado para espalhar e absorver a força do impacto entre os dois veículos.

Confira as características do novo para-choques

Os novos para-choques que estão sendo testados na Suécia são compostos por tubos hexagonais de folha de alumínio dispostos em padrão de favo-de-mel, proporcionando uma absorção eficaz da energia do impacto e potencialmente reduzindo as consequências devastadoras dos acidentes de trânsito.

Essa abordagem inovadora pode representar um passo significativo na redução das mortes no trânsito, contribuindo para a segurança de todos os usuários das vias públicas. Segundo o New Atlas, nos testes de colisão entre automóveis e caminhões realizados pela Administração Sueca de Transporte, o novo para-choque reduziu as deformações dos carros em 30 a 60%.

Além de ser um adicional de segurança para todos no trânsito, esse novo para-choque também apresentou um bônus adicional, já que o caminhão ficou mais protegido contra alguns danos nos sistemas de direção, frenagem e suspensão.

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