Problemáticos! Estes são os 4 câmbios mais temidos pelos motoristas

Por desempenharem importante papel nas transmissões do carro, alguns câmbios são conhecidos por sua má fama no mercado. Veja quais são eles.

Além de um bom motor, os carros necessitam de uma transmissão eficiente, pois é essa parte que faz o veículo trabalhar em diferentes rotações. No entanto, existem câmbios com uma fama não tão positiva no mercado, seja por conta de certas particularidades ou por defeitos ocultos que incomodam durante a direção.

Além disso, nem sempre tecnologia em excesso pode ser um ponto positivo, principalmente em relação ao câmbio. As complicações podem ser tantas que muitas pessoas acabam evitando esses tipos de transmissões devido à complexidade. Há vários motivos que podem fazer com que um câmbio seja temido por motoristas.

Mas antes de julgar um livro pela capa, é importante deixar claro que a experiência para uma pessoa muda em relação a outra. Portanto, há quem se dê bem com estes tipos de câmbios, enquanto outros passam verdadeiros perrengues.

4 câmbios mais temidos do mercado e o porquê eles têm essa fama

Veja abaixo uma lista de câmbios que podem estressar motoristas ou fazê-los ter medo, de tão complicados. Acesse:

1. Easy’R – Renault

Foto: Reprodução

A Renault foi uma das fabricantes que mais insistiram em câmbios automatizados. Em meados de 2014, modelos como o Logan e o Sandero receberam esse conjunto de transmissão.

Dentre os problemas relatados pelos condutores, estão imprecisão e trancos. Após as reclamações, em 2019, a Renault deixou de lado a transmissão automatizada e aderiu ao câmbio automático.

2. I-Motion – Volkswagen

Foto: Reprodução

O câmbio é descrito como uma caixa manual de 5 velocidades, com embreagem robotizada. Dessa forma, o motorista não utiliza o pedal da esquerda. As reclamações mais frequentes de quem utiliza um carro Volkswagen com este câmbio são os trancos.

A boa notícia é que nenhum modelo atual da montadora alemã possui esta versão. Atualmente, a montadora utiliza o câmbio automático de 6 velocidades.

3. Powershift – Ford

Foto: Reprodução

Trata-se de um câmbio automatizado (não automático) de dupla embreagem a seco. Além disso, ele é um dos grandes campeões em reclamações no mercado automotivo. O principal problema, segundo os usuários, é a trepidação durante a troca de marchas. A Ford já descontinuou sua produção após inúmeras dores de cabeça.

4. AL4 – Peugeot e Citroën

Foto: Reprodução

Modelos fabricados pela PSA receberam por um bom tempo este câmbio automático. Sua principal reclamação está no consumo de combustível e nos trancos que ocorriam com frequência durante as trocas de marchas.

Com apenas quatro marchas, o não engate delas era outro problema bastante comum. Esquecido no passado, a grande maioria dos modelos da Peugeot e Citroën agora conta com câmbio automático do tipo CVT.

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