Projeto polêmico quer liberar carro particular para prova prática no Detran
Um projeto de lei polêmico quer permitir o uso de veículos particulares para realização do teste prático no Detran.
Ao solicitar uma carteira de motorista ou permissão para dirigir no Brasil, os candidatos devem fazer e passar em um exame de conhecimento prático. O exame consiste em dirigir em uma rota pré-determinada, obedecendo aos sinais e regras de trânsito.
O Teste de Direção é a etapa final para progredir de uma licença de aluno para uma licença provisória. Um avaliador testa suas habilidades de direção, tomada de decisões, seu conhecimento dos outros usuários da estrada e como você compartilha a estrada.
Antes de fazer o teste, os alunos podem continuar a praticar a direção com uma carteira de estudante pelo tempo que precisarem. Você pode fazer a prova somente quando tiver certeza de que desenvolveu as habilidades necessárias para dirigir com segurança sem um supervisor.
Projeto de lei
O Projeto de Lei 1183/2024 quer fazer uma mudança polêmica nos testes de direção. A proposta quer mudar o Código Transito Brasileiro (CTB) e liberar carros particulares para serem usados como veículos de teste, de acordo com a categoria que o estudante está sendo avaliado.
A proposta é vista como perigosa, já que os veículos de autoescolas são adaptados com comando duplo de freios, para que o professor possa interferir em situações de risco durante a aprendizagem dos alunos.
A sugestão das mudanças segue em avaliação no Senado Federal.
Veículos adaptados
Os veículos adaptados para autoescolas implicam necessariamente custos adicionais. O Governo Federal oferece subsídios e um programa para ajudar empresas que adaptar um veículo para dar aulas de direção.
No Brasil, é comum ver veículos de autoescola com um segundo espelho retrovisor em todos os veículos da sua autoescola. Pedais extras de freio e acelerador também são necessários porque a segurança deve ser sempre a prioridade e preocupação número um. Além disso, o carro recebe sinalização especial, indicando pertencer a uma autoescola, o que gera mais segurança na hora de ensinar seus alunos a dirigir.