Prolongue a vida dos seus pneus: guia completo de rodízio e cuidados
Descubra a importância do rodízio de pneus para prolongar a vida útil e garantir a segurança do seu veículo.
Você sabia que o rodízio de pneus é uma prática essencial para garantir a durabilidade e a segurança do seu veículo? Embora não seja uma recomendação unânime entre as montadoras, o rodízio é importante para compensar o desgaste desigual dos pneus.
Manutenção de pneus: rodízio e cuidados essenciais
Imagem: Canva Pro / Reprodução
Muitos carros apresentam diferenças nas medidas das rodas dianteiras e traseiras, especialmente os esportivos, o que torna o rodízio inviável para esses modelos.
No entanto, para a maioria dos veículos, a troca dos pneus dianteiros pelos traseiros em intervalos recomendados pelo fabricante pode contribuir para a segurança dos ocupantes e prolongar a vida útil dos pneus.
A explicação técnica é clara: em veículos com motor dianteiro e tração dianteira, os pneus dianteiros suportam mais peso e desgastam-se mais rapidamente, devido à tração e aos freios.
O rodízio é a solução para compensar essa diferença. O mesmo princípio se aplica a veículos com tração traseira, onde os pneus traseiros tendem a se desgastar mais.
É importante seguir os intervalos recomendados para o rodízio, que geralmente variam de 5.000 km a 10.000 km, ou a cada revisão do veículo.
Além disso, fatores como o estilo de condução e as condições das vias influenciam na frequência da verificação, especialmente em rodovias sinuosas ou com pavimentação ruim.
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Quando chega o momento de trocar os pneus, dois indicadores estão em destaque: a validade, informada na lateral do pneu (geralmente cinco anos), e a altura da banda de rodagem, verificada pelos sulcos e pelo indicador de desgaste conhecido como TWI.
Uma recomendação importante é nunca substituir apenas um pneu. A troca do conjunto ou do par de cada eixo, preferencialmente utilizando unidades da mesma marca recomendada pela montadora e respeitando as especificações de carga e velocidade máxima, é crucial para garantir o bom desempenho do veículo.
Outra dica valiosa é: ao substituir os pneus, realize imediatamente o rodízio e o balanceamento. Ao trocar apenas um par, posicione o pneu mais novo no eixo traseiro, aumentando a segurança, especialmente em carros convencionais nos quais as rodas traseiras não giram.
Por fim, a prática de incluir o estepe no rodízio é válida, mas deve ser feita corretamente. A sugestão é comprar uma unidade idêntica à do estepe e montá-los ambos na traseira do veículo.
Vale ressaltar que o pneu a ser montado como estepe deve estar dentro do limite de segurança e em boas condições para uma eventual situação de emergência.