Quem deixa para depois se arrepende! Saiba reconhecer os sinais para agendar a manutenção preventiva do seu carro

A manutenção preventiva é fundamental para manter a "saúde" do veículo e também evitar dores de cabeça futuras com problemas maiores nos automóveis.

A manutenção preventiva é essencial para garantir o bom funcionamento e prolongar a vida útil do veículo. Ela é uma forma de acompanhar a “saúde” do carro e verificar se ele precisa de algum tipo de intervenção ou troca de peças. No entanto, uma dúvida recorrente na mente dos motoristas é qual o tempo ideal para realizar essas manutenções nos automóveis.

De modo geral, não existe data específica para realizar a manutenção preventiva, e isso irá depender de cada veículo. Porém, o indicado por alguns é que a cada seis meses ou após 10 mil quilômetros rodados, o motorista deve levar o veículo para fazer uma visita à oficina.

Em relação a carros usados, o ideal é sempre estar acompanhando a situação do veículo, e a manutenção preventiva pode ser de grande ajuda para que o condutor evite problemas futuros. É fundamental o motorista observar se o automóvel passou pelas manutenções indicadas pelo fabricante.

Já nos carros 0km, é importante estar atento às revisões obrigatórias para evitar qualquer problema que venha de fábrica. Os motoristas precisam ficar atentos ao manual do veículo, que irá precisar o tempo para o condutor trocar alguma peça ou levá-lo a uma concessionária especializada.

Como fazer a manutenção preventiva no veículo?

Antes de levar o veículo ao mecânico, é fundamental que o motorista faça inspeções no veículo pelo menos a cada duas semanas, para observar indícios de problemas futuros e irregularidades.

Nesse passo inicial, o condutor deverá observar lanternas, pneus, nível de óleo, filtros de ar, freio, embreagem, bateria e outros itens básicos.

Já a manutenção preventiva deve ser realizada em uma oficina de confiança e é preciso observar alguns itens para manter o veículo em bom estado.

Fluido de freio: o fluido de freio deve ser trocado ao menos
uma vez por ano. É importante que os discos e pastilhas também sejam observados
se existe algum desgaste significante;

Óleo: tanto o óleo lubrificante quanto o filtro precisam ser
trocados de acordo com a indicação da montadora. Geralmente, ele é feito a cada
10 ou 15 mil quilômetros rodados, ou pelo menos a cada um ano.

Sistema de arrefecimento: a limpeza do sistema de
arrefecimento (radiador e reservatório) é primordial para garantir a
refrigeração adequada do motor, evitando superaquecimento;

Filtro de ar: é necessário substituir o filtro de ar para
garantir que o motor seja conservado;

Filtro de combustível: o filtro de combustível tem o
objetivo de evitar que a sujeira do tanque passe para o motor. Portanto, ele
precisa estar em bom estado;

Alinhamento e balanceamento: para evitar que os pneus tenham
desgastes excessivos, é importante fazer o alinhamento e o balanceamento. O
rodízio dos pneus também são importantes durante a revisão.

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