Se for ignorado, este pequeno componente do freio se torna FATAL

Peça parece só um detalhe em meio aos componentes que formam o sistema, mas é muito importante para o carro.

O sistema de freio é um dos mais importantes para o bom funcionamento e a segurança de um veículo. É por isso que sua conservação não pode ser negligenciada pelo proprietário, assim como as manutenções preventivas das peças responsáveis pela frenagem do carro.

A maioria dos motoristas sabe dessa importância, mas alguns se esquecem de um pequeno item que tem uma função bem relevante e não recebe o crédito que merece. Estamos falando de uma pecinha que atua de forma crucial para não haver nenhum problema durante a frenagem: a pinça de freio.

A pinça de freio é apenas uma engrenagem do sistema completo, e por isso acaba sendo negligenciada pelos proprietários menos atentos aos detalhes. Isso é um erro, considerando que seu bom funcionamento faz toda a diferença.

Não se esqueça da pinça de freio ou poderá se arrepender

Foto: Shutterstock

Esse componente está presente nas rodas dianteiras em mais de 80% dos veículos do mercado e nas rodas traseiras em cerca de 20% dos modelos.

Ela é uma peça hidráulica tão relevante para o sistema de frenagem quanto os discos e as pastilhas, que, aliás, podem ser prejudicados quando o primeiro está em mau estado.

Segundo Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing de Produto da Controil, o item interfere diretamente no desgaste das pastilhas de freio.

“Sempre que o freio do pedal é acionado, a pressão hidráulica empurra o pistão e é o reparo de pinça que faz o pistão avançar e que não tenha vazamento do líquido de freio. Além de evitar o vazamento, o reparo de pinça precisa funcionar de forma correta, permitindo o avanço e o retorno para a posição inicial”, explica.

As consequências de uma pinça em mau estado vão desde dificuldade no acionamento até o travamento total dos freios.

Em outros casos, o carro dá sinais como ruídos e trepidações durante as frenagens, superaquecimento, vitrificação de pastilhas e aumento no consumo de combustível.

“A recomendação é verificar o estado desses componentes a cada troca de pastilhas ou durante a manutenção periódica, pois com a exposição a elevadas temperaturas e a agentes externos, os componentes de vedação da pinça podem apresentar vazamento ou dificuldade de movimentação do pistão da pinça”, completa o especialista.

*Com informações do Sincopeças SP.

você pode gostar também