Será que flagrou? Saiba quando frear antes do radar evita multa

Entender o funcionamento de cada tipo de radar é importante para saber como o excesso de velocidade é flagrado.

Andar dentro do limite de velocidade permitido na via é uma característica do bom condutor, mas há alguns momentos de desatenção que nos fazem ter que pisar no freio antes de passar por um radar. A questão é: aquela freadinha antes do equipamento de fiscalização funciona?

Para responder essa pergunta, é necessário entender como funciona o radar de velocidade e verificar quando o motorista começou a frear.

Radar móvel

O radar móvel detecta a velocidade do veículo usando uma espécie de “faixa” invisível. Para evitar a multa, o tempo de reação do motorista deve ser rápido o bastante para impedir o carro de passar pelo campo de detecção acima da marca permitida.

Radar pistola

O funcionamento do medidor consiste em lançar uma onda até o veículo e recebê-la de volta com a velocidade. A máquina é capaz de registrar veículos a até um quilômetro de distância, então vai depender de quando o fiscal de trânsito fez o disparo.

Radar de poste ou pardal

Esse tipo de equipamento afere a velocidade por meio de linhas no chão, ou seja, ela é reconhecida por meio de um cálculo entre a distância das linhas contra o tempo aferido. Quando o tempo que o veículo passou por elas é menor que o programado no aparelho, ele dispara uma foto.

É mais fácil evitar a multa quando o radar fotografa a placa traseira, já que as linhas de aferição ficam mais adiante na via. Esse tipo de dispositivo é posicionado de forma que a câmera fique apontada para o mesmo sentido das ruas. Já os radares que fotografam a parte da frente têm as linhas posicionadas antes dele, o que reduz as chances de sucesso para quem freia logo antes.

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