SUVs ‘baratos’: o que já se sabe sobre os novos modelos de Toyota e Honda?

Montadoras japonesas anunciam próximos lançamentos para atender à demanda brasileira por utilitários. Saiba mais.

A preferência nacional pelos utilitários tem feito as montadoras lançarem novos SUVs no mercado brasileiro. De olho nessa tendência, Toyota e Honda anunciaram planos de trazer dois modelos do segmento, mais baratos que o Corolla Cross e o HR-V, para o Brasil.

A chegada do Yaris Cross e do Elevate deve preencher um vazio ainda existente nas linhas das duas fabricantes japonesas. Os veículos estreiam para bater de frente com concorrentes compactos, como Fiat Pulse e Chevrolet Tracker.

Caso fossem lançados hoje, os dois SUVs custariam cerca de R$ 130 mil, considerando que o Honda HR-V e o Toyota Corolla Cross estão na faixa dos R$ 150 mil e R$ 160 mil, nessa ordem. O Yaris Cross possivelmente será o primeiro a chegar, ainda em 2024, enquanto o Elevate deve ficar para 2026.

Yaris Cross

O Yaris Cross produzido no Brasil terá duas opções de motorização: uma tradicional 1.5 flex da linha Yaris e outra híbrida composta por um motor 1.5 flex e um motor elétrico. O automóvel será o terceiro híbrido flex da fabricante no país e deverá servir de base para a nova geração do Yaris Sedan.

Fora daqui, ele tem um conjunto híbrido que garante potência combinada de 111 cv, mas a motorização flex brasileira pode fazer a versão nacional superar essa marca.

Para sua chegada no nosso mercado, o SUV híbrido plug-in receberá bateria de íons de lítio com capacidade de 0,7 kWh. As dimensões serão menores que o Corolla Cross, com 4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e uma distância entre eixos de 2,62 m.

Honda Elevate

Também chamado de WR-V, o Honda Elevate (WR-V) é levemente maior e mais acessível que o HR-V, seu irmão mais velho. O SUV compacto tem 4,31 metros de comprimento, 1,79 metro de largura, 1,65 metro de altura e 2,65 metros entre-eixos.

Seu motor 1.5 aspirado a gasolina garante até 112 cv de potência e 14,7 kgfm de torque. O sistema é combinado com transmissão manual de seis marchas ou câmbio CVT de sete velocidades. Na Índia, ele concorre com Hyundai Creta e Volkswagen Taigun (T-Cross).

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