TOP 10: três montadoras estão entre as marcas mais valiosas do mundo
Toyota é a melhor colocada, ocupando a sexta colocação.
A 24º edição da Best Global Report 2023 coloca as marcas automotivas Toyota, Mercedes-Benz e BMW entre as dez mais valiosas do mundo. O ranking foi divulgado pela Interbrand e traz as 100 empresas com maior valor de mercado. Entre as cem, há 13 fabricantes de automóveis.
Quando se trata de marcas de automóveis, a Toyota é a melhor colocada, ocupando a sexta colocação. A montadora possui um valor estimado em US$ 64,5 bilhões, ou seja, cerca de R$ 316,2 bilhões.
Ranking
Já a marca japonesa Mercedes-Benz, está logo atrás, na sétima colocação, com um valor de mercado avaliado em US$ 61,4 bilhões (R$ 300 bilhões). Por sua vez, a BMW aparece pela primeira vez entre as dez primeiras colocadas, ocupando exatamente a décima posição ao acumular US$ 51,1 bilhões (R$ 270 Bilhões) de valor de mercado.
O relatório da Interbrand ainda aponta que o crescimento no valor das empresas desacelerou em 2023, com alta média de 5,7%. O montante, portanto, está bem abaixo dos 16% registrados na edição anterior. Ainda assim, as montadoras de veículos se destacaram com a valorização acima da média.
Valor de mercado
Confira a colocação das demais marcas de automóveis presentes na lista das cem empresas com maior valor de mercado:
- 6º Toyota – US$ 64,5 bilhões = R$ 316,2 bilhões (mesma posição do ano passado)
- 7º Mercedes-Benz – US$ 61,4 bilhões = R$ 300 bilhões(subiu 1 posição)
- 10º BMW – US$ 51,1 bilhões = R$ 300 bilhões (subiu 3 posições)
- 12º Tesla – US$ 49,9 bilhões = R$ 244,6 bilhões (mesma posição do ano passado)
- 27º Honda – US$ 24,4 bilhões = R$ 119,6 bilhões (caiu 1 posição)
- 32º Hyundai – US$ 20,4 bilhões = R$ 100 bilhões (subiu 3 posições)
- 45º Audi – US$ 16,3 bilhões = R$ 79,9 bilhões (subiu 1 posição)
- 47º Porsche – US$ 16,2 bilhões = R$ 79,4 bilhões (subiu 6 posições)
- 50º Volkswagen – US$ 15,1 bilhões = R$ 74 bilhões (caiu 2 posições)
- 51º Ford – US$ 14,9 bilhões = R$ 73 bilhões (caiu 1 posição)
- 63º Nissan – US$ 12,7 bilhões = R$ 62,2 bilhões (caiu 2 posições)
- 70º Ferrari – US$ 10,8 bilhões = R$ 52,9 bilhões (subiu 5 posições)
- 88º Kia – US$ 7 bilhões = R$ 34,3 bilhões (caiu 1 posição)
Porsche e Hyundai
As duas marcas receberam uma atenção especial da Interbrand. Isso porque, as duas registraram os maiores aumentos de valor da indústria automotiva, com 18% e 20%, respectivamente. Essa valorização da marca alemã garantiu um salto de seis posições no ranking, fazendo com que ultrapasse a Volkswagen e a Ford no ranking.
Outra pesquisa também colocou a Porsche como a marca de luxo mais valiosa do mundo, desbancando grifes como, por exemplo, a Louis Vuitton, Gucci e Ferrari.