Troca de correia dentada: veja os modelos que complicam o serviço

Substituir a correia dentada de alguns modelos de veículos pode se tornar um verdadeiro desafio para mecânicos e proprietários.

Realizar a troca da correia dentada de um veículo deveria ser uma tarefa simples e rotineira, mas alguns modelos foram projetados de tal forma que essa manutenção se tornou um verdadeiro desafio.

O custo de substituição pode ser elevado e trabalhoso, especialmente em veículos com motores grandes ou posicionados de maneira pouco acessível.

A correia dentada é essencial para o funcionamento do motor, sincronizando o eixo-comando com o virabrequim e garantindo a abertura e fechamento das válvulas. Caso essa peça se rompa, a colisão dos pistões com as válvulas pode causar danos sérios ao motor, resultando em altos custos de reparo.

A recomendação ao motorista é verificar regularmente o estado do componente, realizando a substituição a cada 40 mil a 50 mil quilômetros. Ranhuras ou barulhos estranhos podem indicar desgaste, necessitando atenção imediata.

Modelos com correias dentadas difíceis de trocar

Para ajudar proprietários e mecânicos a se prepararem melhor, listamos alguns veículos conhecidos por apresentarem dificuldades na troca dessa peça crucial. Esses modelos requerem ferramentas específicas e, muitas vezes, um conhecimento técnico bem aprofundado para que o serviço seja realizado corretamente.

1. Fiat Marea

Famoso por sua complexidade, o Fiat Marea exige que o motor seja desprendido dos coxins para possibilitar a troca da correia dentada. O deslocamento do bloco e da caixa de marchas torna essa tarefa um pesadelo para muitos mecânicos.

2. Land Rover Discovery 4

A troca de correia no Land Rover Discovery 4 requer a separação da carroceria do chassi, devido ao design em monobloco torcional. Além disso, após a substituição, é necessário reprogramar todos os módulos eletrônicos do veículo, complicando ainda mais o processo.

3. Volkswagen Amarok

A picape Volkswagen Amarok enfrenta problemas devido ao acúmulo de sujeira na correia dentada, resultando em rompimentos precoces. A fabricante desenvolveu uma solução específica para a limpeza da peça nas concessionárias, mas o problema persiste.

Amarok é mais um modelo com correia dentada problemática. (Foto: VW/Divulgação)

4. Audi A6

O Audi A6 é um exemplo clássico de veículo com difícil acesso à correia dentada. Nos modelos com motores V6 e V8, a proximidade do motor com o radiador exige a desmontagem de componentes frontais, como o para-choque, dificultando significativamente o trabalho dos mecânicos.

5. Nissan Frontier

No caso da Nissan Frontier, a posição da bomba de combustível limita o acesso à correia dentada, exigindo a separação da cabine do chassi para substituição. Essa complexidade aumenta o tempo e o custo do serviço.

Trocar a correia dentada da Frontier é um trabalho custoso. (Foto: Nissan/Divulgação)

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