Uber aceita carros fabricados até que ano? Veja as datas de cada categoria

Plataforma tem regras específicas que limitam a idade dos carros utilizados na prestação dos serviços.

A Uber completou uma década de operação no Brasil, onde possui cerca de 1 milhão de motoristas, segundo os dados mais recentes da empresa. O transporte por aplicativo recebe muitas críticas relacionadas à falta de regulamentação, mas é impossível negar que se tornou uma fonte de renda para milhares de trabalhadores.

Para prestar serviços pela plataforma, os motoristas devem cumprir alguns requisitos, um deles relacionado ao veículo. Em todas as categorias de viagem, existe um tempo máximo de fabricação para que o automóvel seja aceito.

Idade máxima dos carros da Uber

Foto: DenPhotos/Shutterstock

A data de fabricação do carro muda com a categoria do veículo, sendo de 10 anos para os modelos da mais econômica, a UberX. A regulamentação também varia conforme o município: em São Paulo, por exemplo, não são aceitos modelos com mais de 9 anos de produção.

Além dessa regra, o veículo precisa ter cinco lugares, quatro portas e ar-condicionado.

Nas modalidades mais caras, como Uber Confort e Uber Black, os requisitos são ainda mais restritos. A primeira exige carros fabricados a partir de 2013, com quatro portas, cinco lugares e ar-condicionado.

O motorista precisa ter pelo menos 100 viagens completas em qualquer categoria e média de avaliação acima de 4,80, exceto em Brasília, Caxias do Sul, Curitiba, Joinville, Londrina e Porto Alegre, que exigem nota mínima de 4,85 para a categoria Uber Confort.

Já a Uber Black só aceita modelos produzidos a partir de 2015, com quatro portas, cinco lugares e ar-condicionado, nas cores específicas preto, chumbo, prata, cinza, azul-marinho, marrom ou branco.
Também é necessário que o condutor tenha realizado mais de 100 corridas em qualquer categoria e sua média de avaliação seja a partir de 4,85.

Além disso, as modalidades Uber Comfort e Uber Black não permitem o uso de modelos com menor espaço interno ou porta-malas com capacidade inferior a 300 litros. A lista completa de carros que não são aceitos na plataforma desde o início do ano pode ser encontrada aqui.

você pode gostar também