Você está fazendo isso? 7 erros ‘bobos’ que detonam o motor do seu carro
O motor é uma das partes vitais de um carro, por isso, aprender a evitar danos é de extrema importância para evitar gastos desnecessários.
Os motoristas responsáveis sabem como seus carros funcionam, incluindo os tipos de danos que correm o risco. Como o motor é uma das partes mais importantes de um carro, protegê-lo contra danos é de extrema importância. Mas o que causa danos ao motor? Esta é a pergunta que procuramos responder hoje no News Motor.
Antes de nos aprofundarmos no que pode danificar o motor do seu carro, como óleo, superaquecimento, aceleração do motor e muito mais, devemos primeiro explicar como funciona o motor de um carro. Tenha em mente que os motores de combustão interna são grandes feitos da engenharia.
Cada um contém centenas de peças móveis. No entanto, existem três componentes principais do motor que você deve conhecer como motorista: a cabeça do cilindro, o bloco de cilindros e o cárter de óleo.
A cabeça do cilindro é a parte do motor por onde o gás entra nas câmaras e por onde as emissões saem à medida que chegam ao escapamento do carro. Enquanto isso, o bloco de cilindros é o local onde o ar e o gás são misturados para gerar energia, ou seja, onde ocorre o processo de combustão.
Finalmente, o cárter de óleo está localizado na parte inferior do motor e é aqui que o óleo do motor se acumula. Cada componente exclusivo do motor corre risco de diferentes tipos de danos.
O que pode danificar o motor de um carro?
Dado o importante papel que um motor desempenha em um veículo, a manutenção regular do carro é extremamente importante se você quiser ter certeza de que seu motor está em perfeitas condições. Veja a seguir o que pode acabar com o motor do seu carro.
1- Não ter óleo suficiente
Não ter óleo suficiente no carro é uma das primeiras coisas que podem danificar o motor. O óleo é responsável pela lubrificação do motor, que por sua vez evita o superaquecimento, ajuda a limpá-lo e, em geral, ajuda-o a funcionar sem problemas. Quando há muito pouco óleo no seu carro, porém, ele é forçado a trabalhar em extremos.
Isso faz com que ele fique mais quente porque não tem tempo suficiente para esfriar antes de voltar para o motor. Como resultado deste processo, o óleo desgasta-se mais rapidamente, levando a uma maior oxidação, aquecimento compressivo e degradação térmica.
2- Ter muito óleo no carro
Ter muito óleo no carro também pode causar danos ao motor. Os motores requerem uma quantidade muito específica de óleo para funcionar corretamente. Quando você coloca muito óleo no motor, é possível que o óleo comece a espumar ou borbulhar devido às hastes e ao virabrequim que estão disseminando ar para dentro dele.
Por sua vez, quando o óleo contém bolhas de ar ele não consegue atuar como lubrificante, evitando que as partes metálicas do motor se esfreguem. Encher demais o óleo do carro também pode causar respingos, fazendo com que várias partes do motor fiquem revestidas com óleo queimado. Isso também minimizará sua eficácia e poderá causar problemas no motor.
3- Abastecer seu carro com o tipo errado de óleo
Abastecer o veículo com o tipo errado de óleo é outra coisa que pode danificar o motor. Usar o óleo errado pode reduzir a eficácia com que o óleo lubrifica seu carro e pode até encurtar a vida útil geral do veículo. Embora a marca do óleo não deva importar, você deve prestar muita atenção ao grau de viscosidade.
4- Um filtro de ar sujo
Um filtro de ar sujo é outra causa comum de problemas no motor. O objetivo de um filtro de ar é filtrar a sujeira e os detritos antes que eles entrem no combustível e queimem o motor. No entanto, com o tempo, o filtro de ar pode começar a se desgastar, permitindo a entrada de detritos e poluentes no motor.
Quando sujeira e detritos entram no motor, podem desgastar os cilindros, pistões e muito mais. Um filtro de ar sujo também pode causar superaquecimento do motor, cujos efeitos descreveremos com mais detalhes a seguir. Portanto, certifique-se de trocar seu filtro regularmente.
5- Calor excessivo
O superaquecimento é uma maneira infalível de danificar o motor. Embora seja necessária uma certa quantidade de calor para o funcionamento adequado do motor, muito calor pode causar estragos. O calor excessivo pode fazer com que as peças metálicas do motor inchem, deformem, expandam e até quebrem.
Várias causas de superaquecimento do motor incluem mangueiras entupidas, bomba d’água quebrada ou sistema de resfriamento com falha, incluindo filtro de ar desgastado. Períodos prolongados de calor excessivo podem destruir completamente o motor.
6- Acelerando o motor
Acelerar o motor não é apenas irritante para os outros motoristas, mas também sobrecarrega muito o motor. Pode ter um impacto ainda mais significativo quando feito antes do motor aquecer. O resultado de acelerar regularmente o motor é que isso pode causar desgaste em muitas peças.
7- Dirigir antes que o óleo do motor tenha a chance de aquecer
Colocar o carro em movimento antes que o óleo do motor aqueça pode causar problemas a longo prazo. O óleo não consegue lubrificar efetivamente um motor quando ele está frio. Portanto, é uma boa prática ligar o carro e deixá-lo esquentar por um ou dois minutos antes de sair da garagem. Isto é especialmente importante em baixas temperaturas.