Cuidado! Esses três fatores podem comprometer a garantia do seu carro elétrico

Entenda as coberturas e as condições que podem levar à perda da proteção oferecida pelas fabricantes e concessionárias.

A garantia é a proteção dos consumidores ao adquirirem um carro novo. Ela é fornecida pelos fabricantes e concessionárias, destinada a cobrir eventuais defeitos de fabricação e assegurar a satisfação do cliente.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), é estabelecida uma garantia mínima de 90 dias para bens duráveis e serviços, incluindo automóveis e serviços de manutenção. Porém, em um mercado cada vez mais competitivo, as montadoras têm ido além do período legal, oferecendo garantias contratuais que variam de um a cinco anos.

O que muitos desconhecem é que algumas concessionárias impõem condições que, se não forem cumpridas, podem levar à perda da garantia por parte do consumidor.

O que a garantia pode cobrir?

A garantia assegura ao consumidor reparos feitos gratuitamente e com o uso de peças originais ou homologadas pela marca.

No entanto, vale ressaltar que a cobertura da garantia geralmente se limita a itens mecânicos. Peças sujeitas a desgaste natural, como amortecedores, borrachas, componentes de suspensão, estofamentos, pastilhas de freio e pneus, além de itens de manutenção regular, como filtros, correias e fluidos, geralmente não estão inclusos no acordo.

Cada fabricante estabelece suas próprias diretrizes para a garantia, por isso é importante estar atento às especificidades de cada contrato.

Saiba como funciona a garantia de duas montadoras:

Garantia do Peugeot e-2008

Enquanto a proteção estendida se adequa apenas às baterias, outros componentes, como o motor, têm a mesma cobertura que os veículos a combustão.

A garantia para o carro, motor, cabos e carregadores é de 3 anos, enquanto a bateria de tração tem garantia estendida de 8 anos ou 160.000 km.

Porém, há certas atitudes que podem resultar na perda da garantia, são elas: lavar o carro com mangueiras de pressão superior a 80 bar, não carregar a bateria completamente a cada três meses, principalmente quando o veículo estiver parado por longos períodos, e usar o carro para rebocar outros veículos.

Garantia do Ford Mustang Mach-E

O Mustang Mach-E, da Ford, apresenta uma certa individualidade em sua garantia em relação ao carregamento da bateria e ao uso do veículo. Enquanto outras marcas sugerem não carregar a bateria sempre até 100%, a Ford recomenda o contrário, devido às características das células de fosfato de ferro-lítio presentes na versão comercializada no Brasil.

Além disso, o Mustang Mach-E possui garantia de 3 anos para o carro, 8 anos ou 160.000 km para a bateria de tração e 2 anos ou 50.000 km para os amortecedores adaptativos MagneRide. A perda aceitável de carga da bateria é de até 30% para 70% da capacidade original.

Também são fornecidas instruções para manter o veículo parado por longos períodos, e o uso do carro em competições anula a garantia.

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