Acha caro consertar o carro? Ao ver este caso, você dará pulos de alegria
Colecionador levou um susto ao descobrir que uma simples troca das pastilhas de freio custariam mais de R$ 600 mil.
Que manutenção de carro é cara, isso todo mundo sabe. Muitas fábricas, inclusive, faturam mais no pós-venda, na reposição de peças ou de itens danificados do carro, assim como na prestação de serviços, quando a garantia não cobre.
Muitos motoristas tentam economizar, porém acabam se dando mal quando levam o veículo para conserto em lugares suspeitos, onde o reparo final acaba malfeito. O que resta é refazer o serviço, pagando duas vezes para só assim consertar o problema.
Mas se você acredita que está pagando caro pela manutenção do carro, saiba que o dono de uma Mercedes McLaren nos Estados Unidos precisará pagar cerca de R$ 621 mil para trocar as pastilhas de freio. Ficou curioso? Conheça o caso a seguir!
Conserto de carro que vale outro carro
Apaixonados por carros vivem de fases, e muitos com certeza já sonharam em ter na garagem um superesportivo. Porém, antes de desejar um desses, é preciso entender que os reparos em caso de manutenção podem ser mais caros que educar um filho, literalmente. Sem contar o seguro, impostos e, claro, gastos com combustível.
Um caso relatado nas redes sociais tem chamado a atenção a respeito do valor cobrado para o reparo de um carro. Deve haver limites em relação ao preço? Vale a pena quando é muito caro? É nisso que o dono de uma Mercedes está pensando neste momento.
Mercedes SLR McLaren 2005 (Foto: mares90/Shutterstock)
Um homem revelou o valor que está sendo cobrado para realizar o reparo do freio de uma Mercedes SLR McLaren 2005 em uma oficina nos Estados Unidos. Segundo o colecionador Kancho, em uma publicação no X (antigo Twitter), a troca dos discos e pastilhas do seu Mercedes-Benz SLR custa nada menos que US$ 120.462,79, ou R$ 621,4 mil, na cotação atual.
Segundo a postagem, o proprietário se mostra indignado com o valor cobrado e, ao que tudo indica, ele não está disposto a pagar essa quantia. “Preciso vender essa m$%d@. Isso não vai funcionar”, desabafou na postagem na rede social. A título de comparação, com esse valor dá para comprar um EQB 250 zero-quilômetro, que custa hoje R$ 502,9 mil, e ainda receber um troco.
Afinal, por que os freios da Mercedes SLR McLaren são tão caros?
Após ler o relato e, antes de sair culpando o mecânico pelo valor cobrado no conserto das pastilhas de freio do veículo, o colecionador e dono do carro revelou que fez orçamento em outras três oficinas. O resultado: todas apresentaram valores semelhantes. Uma ainda revelou que ele deveria esperar um bom tempo para o conserto, pois o kit não existia mais em estoque e precisaria ser encomendado.
Diante desse impasse, fica a dúvida: por que os freios da Mercedes SLR McLaren são tão caros? A resposta para essa pergunta está em uma única palavra: Sensotronic. Trata-se de um conjunto de freios de carbono-cerâmica, conhecido como “brake-by-wire”. O alto custo cobrado pelas peças está relacionado à sua resistência à fadiga em temperaturas de até 1.200ºC. Incrível, não é mesmo?
Freios do Mercedes-Benz SLR McLaren (Foto: Reprodução)
Os freios deste modelo contam com discos ventilados de 370 mm e pinças de 8 pistões na dianteira, além de discos de 360 mm e 4 pistões na parte traseira. Todo o material exala qualidade.
Por fim, outro motivo para a frenagem ser tão importante neste modelo é que a Mercedes SLR McLaren acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos. Além disso, o veículo pode atingir até 344 km/h com seu motor V8 de 5.4 litros. Por essas e outras razões, você agradecerá a Deus pelo valor da sua próxima manutenção do carro.