BYD anuncia produção nacional em 2024; quais modelos serão fabricados no Brasil?

Fábrica localizada em Camaçari (BA) terá cinco prédios residenciais para os 4,5 mil funcionários da montadora.

Os planos da BYD de investir no Brasil como um dos principais mercados para seus veículos elétricos seguem fortes. O novo foco da montadora chinesa é iniciar a produção nacional de alguns modelos em sua nova planta em Camaçari (BA), e para isso vai injetar R$ 5,5 bilhões no país.

A ampliação no volume de investimentos foi anunciada recentemente e representa um incremento de 83% em relação ao valor prometido inicialmente. Com o aumento, a fabricação dos carros elétricos da marca por aqui tem fortes chances de começar ainda em 2024.

Outros benefícios foram anunciados pela fabricante de automóveis a bateria, como a construção de cinco prédios residenciais para os 4,5 mil trabalhadores que espera contratar para atuar na nova fábrica.

Apesar da tentativa da brasileira Lecar de conseguir a unidade fabril da Bahia, que atualmente é propriedade do governo estadual, o acordo prévio com a BYD não deixou dúvidas sobre quem ocuparia o complexo. No início do mês, a assinatura do documento de compra e venda do terreno onde funcionará a fábrica também marcou o início das obras no local.

Para ficar com o complexo que antes era utilizado pela norte-americana Ford, a BYD desembolsou cerca de R$ 287,81 milhões. Vale destacar que a planta será a maior da montadora chinesa fora de seu país de origem.

A expectativa inicial é produzir 150 mil carros por ano, com início dos trabalhos entre o fim deste ano e o início de 2025.O local tem cerca de 4,6 milhões de m² de área total e deve receber 26 novas instalações, como galpões de produção e pista de testes. As novas áreas devem ocupar cerca de um milhão de m², com possibilidade de utilização de alguns setores para produção de peças pelos distribuidores.

Carros com produção nacional

A BYD confirmou que ao menos quatro modelos serão produzidos no Brasil: o Dolphin, seu irmão menor, o Dolphin Mini, o SUV híbrido Song Plus e o EV Yuan Plus.

O primeiro foi lançado em junho de 2023 e rapidamente se tornou o carro elétrico mais vendido do país. Já o Dolphin Mini estreou no início de março e já vendeu mais de seis mil unidades até o momento.

você pode gostar também