Carro elétrico no calorão do Brasil: tempo quente prejudica a bateria?

Com o aumento na quantidade de carros elétricos no mercado brasileiro, preocupação com a bateria também aumenta; até porque esse item é o 'motor' do veículo e, sem ele, não tem como rodar.

Os carros elétricos estão cada vez mais populares no mercado brasileiro, embora ainda estejam longe do chamado ideal. Contudo, as preocupações mecânicas e as dúvidas sobre os veículos, naturalmente, também estão aumentando neste período.

E uma dessas preocupações com os carros elétricos refere-se ao calor extremo nesses últimos tempos. Afinal de contas, muita gente ainda não sabe ou não tem noção do impacto que poderá causar no veículo.

Até porque a bateria é o item mais importante desse tipo de veículo e o custo é elevado. Desta maneira, é sempre importante ter consciência dos cuidados básicos necessários quando se compra esse nicho de carro.

O que acontece com carro elétrico no calor?

De acordo com especialistas na área, os carros elétricos não
correm risco grande durante o calor extremo. Assim, não há perigo de incêndio
ou de problemas com o funcionamento, por exemplo.

No entanto, esse funcionamento não fica 100% quando está muito quente no ambiente. Isso ocorre porque, segundo os mecânicos, as baterias de íons de lítio são sensíveis ao calor e passam a ter um desempenho inferior ao esperado, além de diminuir um pouco a autonomia.

Desta maneira, o excesso de calor faz com que a bateria descarregue mais rápido do que o normal. Os efeitos do calor são os mesmos nos demais carros movidos a combustível fóssil.

E essa menor autonomia da bateria no calor é simples: ela tem um sistema de refrigeração em seu radiador e, para manter-se nos padrões, gasta mais energia quando está muito quente.

Normalmente, a bateria funciona em temperaturas que ficam entre 15º e 45º. Por isso, o sistema de arrefecimento funciona para que fique dentro deste padrão e não haja problemas com o item.

Frio também impacta na bateria

Assim como o calor, o frio também gera um impacto direto no funcionamento da bateria. Isso porque, nesse caso, o carro elétrico demora para atingir a temperatura ideal de funcionamento.

Consequentemente, também reduz o desempenho das acelerações e diminui a autonomia, pois descarrega mais rápido. Então, é importante sempre ficar atento a esses detalhes no dia a dia.

Em alguns carros elétricos mais novos, esses problemas são minimizados. Isso ocorre por conta das tecnologias mais avançadas, que permitem a manutenção da temperatura da bateria, tanto em momentos de dias mais frios quanto em dias mais quentes.

Desta maneira, os carros elétricos também vão ganhando mais confiabilidade e popularização. Consequentemente, terão cada vez mais clientes interessados nos próximos tempos.

você pode gostar também