Cidades europeias reduzem limite de velocidade para 30 km/h
O principal objetivo desta medida é a segurança. Com a redução da velocidade, a segurança de pedestres e ciclistas melhora significativamente.
A França está mais lenta, porém, mais segura. Várias cidades europeias estão limitando a velocidade abaixo de 50 km/h na cidade. No ano passado a Espanha decidiu ia passar o limite de velocidade de todas as suas cidades para 30km/h.
Desde 30 de agosto, a cidade de Paris decidiu limitar sua velocidade a 30 km/h em todas as ruas da capital. Uma medida nova que está em debate, ainda que muitas parcelas da capital já estivessem há muito tempo limitadas a essa velocidade. No entanto, alguns eixos principais são poupados.
O principal objetivo desta medida é a segurança. Com a redução da velocidade, a segurança de pedestres e ciclistas melhora significativamente. O objetivo subjacente também é reduzir o ruído incômodo relacionado ao tráfego de automóveis.
Paris não é a primeira cidade da França a cair abaixo da marca de 50km/h. Cerca de 200 municípios franceses já usam esse limite. Isso inclui quinze cidades com mais de 100.000 habitantes.
Entre as primeiras a adotarem essa velocidade, Grenoble e Angers foram as primeiras a anunciar a mudança para 30 km/h. Isso aconteceu em 2016 e 2017. Noutras grandes cidades, como Toulouse, Rennes, Lille ou Estrasburgo, esta medida é muito mais recente, datando de 2019 ou 2020. A última antes de Paris foi Montpellier, em agosto de 2021.