Crise dos chips; Corolla, Polo e Virtus perdem itens multimídia
Os crise global dos chips semicondutores continua afetando fortemente a indústria automobilística. Corolla, Polo e Virtus já os prejudicados da vez.
Volkswagen e Toyota continuam sofrendo as consequências da escassez global de chips semicondutores. Esse problema tem atormentado a indústria desde 2020 ano se arrastará ao longo de 2021. Especialistas inclusive indicam que a produção e as vendas para 2022 serão afetadas.
As montadoras, forçadas pela pandemia COVID-19 a fechar fábricas no ano passado, enfrentam forte concorrência da crescente indústria de eletrônicos para entregas de chips, atingida por uma série de interrupções na cadeia de suprimentos durante a pandemia.
Os automóveis estão cada vez mais dependentes de chips. Itens como o gerenciamento computadorizado de motores para melhor economia de combustível e recursos de assistência ao motorista, como frenagem de emergência, dependem desses produtos.
Famintos por chips, as montadoras concentraram a produção em modelos de margem mais alta de lucro e se beneficiaram dos preços mais altos dos veículos em meio a estoques baixos para os consumidores.
O diretor financeiro da Stellantis, Richard Palmer, disse na terça-feira que a quarta maior montadora do mundo não esperava que o fornecimento de chips melhorasse antes do quarto trimestre, com uma perda total de produção projetada de cerca de 1,4 milhão de veículos em 2021.
VW e Toyota
A Toyota, que até agora foi relativamente menos afetada pela escassez de chips do que alguns de seus concorrentes graças às fortes relações com seus fornecedores, também alertou que o segundo semestre será mais desafiador para a montadora.
Para se ter uma ideia, o Corolla teve que trocar sua mídia de 8 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Agora o veículo usa uma tela de 10 polegadas, sem o sistema de conectividade.
Já no caso da VW foi pior. O Polo e o Virtus perderam o infotainment Composition Touch. Esse é o sistema de entretenimento da VW. As versão afetadas foram:
- Polo 1.0 MPI
Polo 1.6 MSI
Virtus 1.6 MSI
Os clientes que quiserem incluir o sistema nos seus carros vão ter que pagar salgados R$ 1.820.