Duas marcas de carros que venderam MAL e vão querer esquecer que 2024 existiu

Marcas chinesas destacam-se no Brasil enquanto europeias enfrentam dificuldades.

O ano de 2024 trouxe mudanças significativas no cenário automotivo brasileiro. No total, foram vendidos 2.484.740 automóveis e comerciais leves, um aumento de 14% comparado a 2023. No entanto, nem todas as fabricantes conseguiram acompanhar o ritmo de crescimento.

As montadoras chinesas, como BYD e GWM, destacaram-se ao registrar aumentos expressivos nas vendas. Em contrapartida, marcas tradicionais como Peugeot e Audi enfrentaram um ano desafiador, sem o mesmo desempenho positivo. Confira abaixo a lista de marcas de carro que mais venderam veículos no ano passado, entre automóveis e comerciais leves.

  1. Fiat: 521.282 unidades
  2. Volkswagen: 400.414 unidades
  3. General Motors: 314.956 unidades
  4. Hyundai: 206.029 unidades
  5. Toyota: 203.793 unidades
  6. Renault: 139.288 unidades
  7. Jeep: 121.287 unidades
  8. Honda: 91.450 unidades
  9. Nissan: 87.434 unidades
  10. BYD: 76.811 unidades
  11. Caoa Chery: 60.929 unidades
  12. Ford: 48.311 unidades
  13. Citroën: 33.885 unidades
  14. Ram: 29.475 unidades
  15. GWM: 29.219 unidades
  16. Peugeot: 28.076 unidades
  17. Mitsubishi: 22.225 unidades
  18. BMW: 16.186 unidades
  19. Volvo: 8.641 unidades
  20. Mercedes-Benz: 8.473 unidades

Marcas em ascensão

Foto: Shutterstock

  • Chinesas conquistam mercado

A BYD foi uma das principais protagonistas, registrando um crescimento de 328% nas vendas, com 76.811 unidades emplacadas. A GWM também seguiu essa tendência, com um aumento de 154% em suas vendas, totalizando 29.219 veículos.

  • Caoa Chery e Ford mostram força

A Caoa Chery, representada no Brasil pelo Grupo Caoa, expandiu suas vendas em 93%, atingindo 60.929 unidades. A Ford, por sua vez, cresceu 68%, com destaque para o sucesso da picape Ranger.

Marcas em queda

Foto: Divulgação/Audi

  • Desafios para Peugeot e Audi

A Peugeot enfrentou uma queda de 19% nas vendas, totalizando 28.076 unidades em 2024. A Audi também viu seus números diminuírem para 5.899 veículos, uma redução de 9% em relação ao ano anterior.

  • Mercado competitivo

O mercado competitivo exigiu que marcas como a Peugeot e Audi revisassem suas estratégias para recuperar mercado. Ambas enfrentam a necessidade de lançamentos inovadores e ajustes na oferta para consumidores exigentes.

O ano de 2024 evidenciou a ascensão das marcas chinesas no Brasil, ao passo que fabricantes tradicionais como Peugeot e Audi enfrentaram dificuldades. Para 2025, a expectativa é de que essas marcas busquem novas estratégias e inovações para recuperar o espaço perdido no mercado automotivo nacional.

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