Duas marcas de carros que venderam MAL e vão querer esquecer que 2024 existiu
Marcas chinesas destacam-se no Brasil enquanto europeias enfrentam dificuldades.
O ano de 2024 trouxe mudanças significativas no cenário automotivo brasileiro. No total, foram vendidos 2.484.740 automóveis e comerciais leves, um aumento de 14% comparado a 2023. No entanto, nem todas as fabricantes conseguiram acompanhar o ritmo de crescimento.
As montadoras chinesas, como BYD e GWM, destacaram-se ao registrar aumentos expressivos nas vendas. Em contrapartida, marcas tradicionais como Peugeot e Audi enfrentaram um ano desafiador, sem o mesmo desempenho positivo. Confira abaixo a lista de marcas de carro que mais venderam veículos no ano passado, entre automóveis e comerciais leves.
- Fiat: 521.282 unidades
- Volkswagen: 400.414 unidades
- General Motors: 314.956 unidades
- Hyundai: 206.029 unidades
- Toyota: 203.793 unidades
- Renault: 139.288 unidades
- Jeep: 121.287 unidades
- Honda: 91.450 unidades
- Nissan: 87.434 unidades
- BYD: 76.811 unidades
- Caoa Chery: 60.929 unidades
- Ford: 48.311 unidades
- Citroën: 33.885 unidades
- Ram: 29.475 unidades
- GWM: 29.219 unidades
- Peugeot: 28.076 unidades
- Mitsubishi: 22.225 unidades
- BMW: 16.186 unidades
- Volvo: 8.641 unidades
- Mercedes-Benz: 8.473 unidades
Marcas em ascensão
Foto: Shutterstock
- Chinesas conquistam mercado
A BYD foi uma das principais protagonistas, registrando um crescimento de 328% nas vendas, com 76.811 unidades emplacadas. A GWM também seguiu essa tendência, com um aumento de 154% em suas vendas, totalizando 29.219 veículos.
- Caoa Chery e Ford mostram força
A Caoa Chery, representada no Brasil pelo Grupo Caoa, expandiu suas vendas em 93%, atingindo 60.929 unidades. A Ford, por sua vez, cresceu 68%, com destaque para o sucesso da picape Ranger.
Marcas em queda
Foto: Divulgação/Audi
- Desafios para Peugeot e Audi
A Peugeot enfrentou uma queda de 19% nas vendas, totalizando 28.076 unidades em 2024. A Audi também viu seus números diminuírem para 5.899 veículos, uma redução de 9% em relação ao ano anterior.
- Mercado competitivo
O mercado competitivo exigiu que marcas como a Peugeot e Audi revisassem suas estratégias para recuperar mercado. Ambas enfrentam a necessidade de lançamentos inovadores e ajustes na oferta para consumidores exigentes.
O ano de 2024 evidenciou a ascensão das marcas chinesas no Brasil, ao passo que fabricantes tradicionais como Peugeot e Audi enfrentaram dificuldades. Para 2025, a expectativa é de que essas marcas busquem novas estratégias e inovações para recuperar o espaço perdido no mercado automotivo nacional.