Fim de uma era; Último Troller T4 sai da linha de montagem no Ceará
Nesta semana a produção do Troller T4 se encerrou. Troller foi afetada pela decisão da Ford de parar a fabricação de veículos e peças no Brasil.
No final de 2020, o CEO da Ford, Jim Farley, falou aos investidores sobre o futuro financeiro da empresa. Ele destacou a necessidade de simplificar as operações em escala global. Nesse processo, o Oval Azul parou a fabricação de veículos e peças no Brasil.
Isso também significou que o Troller T4, encerraria sua produção. Bastante Jeep e decididamente descolado, o Troller T4 era fabricado pela Troller no Brasil. A Ford comprou a empresa em 2007 e continuou a produção. Ela atualizou o T4 com bases modificadas da picape Ranger.
Nesta semana a produção do Troller T4 se encerrou. Apesar do governo do Ceará tentar salvar a marca, a Ford tem interesse em vender apenas as instalações da fábrica. Nada de vender a marca Troller.
Troller
Enquanto a produção do Troller ocorreu durante a maior parte do ano, algumas operações fecharam imediatamente. Duas fábricas de motores fecharam imediatamente, embora a fabricação de algumas peças adicionais continue por mais alguns meses para manter os estoques.
A fábrica da Troller era a única operação remanescente da Ford no Brasil. Depois do seu fechamento, a Ford tem apenas duas fábricas em toda a América do Sul. A montadora ainda terá presença na área, mas o foco será a importação de plataformas globais e não a fabricação local.
Os fechamentos custaram à Ford US$ 4,1 bilhões. A maioria em forma de indenizações aos concessionários. Junto com o Troller T4, as vendas do EcoSport e Ka também cessaram na região.
A Ford manterá alguns escritórios e centros de pesquisa no Brasil, incluindo a sede da empresa em São Paulo. A fabricação nas duas instalações restantes na América do Sul – uma na Argentina e outra no Uruguai – não foi afetada.