Mudanças na CNH em 2025? Entenda a notícia falsa que rodou a internet

Secretário diz que nenhuma mudança foi confirmada para a Carteira Nacional de Habilitação em 2025, mas propostas ainda são discutidas.

No fim de novembro, circularam nas redes sociais informações sobre uma suposta atualização na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), prevista para janeiro de 2025. Porém, as notícias sobre essa mudança não são verdadeiras, ou ao menos trazem alguns equívocos.

As publicações sugerem a criação de duas categorias de habilitação, uma para veículos com câmbio automático e outra que englobaria todos os tipos de veículos. No entanto, essa informação é inverídica.

Adrualdo Catão, secretário Nacional de Trânsito, esclareceu que não há mudanças confirmadas nesse sentido para o próximo ano. O boato foi criado a partir de um projeto de lei apresentado pela deputada federal Mariana Carvalho.

Projeto de lei não é lei

O texto, antes de se tornar lei, precisa ser aprovado em várias etapas. Primeiro, deve passar por votações em comissões técnicas e, posteriormente, ir ao plenário da Câmara. Mesmo com a aprovação dos deputados e senadores, ele ainda necessita da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Porém, o projeto em questão ainda não passou nem mesmo por votações nas comissões da Câmara dos Deputados, o que significa que está distante de se tornar uma norma vigente.

“As pessoas estão confundindo, achando que já se trata de uma lei sancionada pelo presidente da República, com data para entrar em vigor, quando, na realidade, trata-se de um projeto de lei em tramitação”, reforça o secretário.

Importância de fontes confiáveis

A desinformação nas redes sociais pode causar confusão na população e espalhar inquietações desnecessárias entre os motoristas.

Para evitar equívocos, o secretário Nacional de Trânsito recomenda a consulta a fontes oficiais, como sites e redes sociais do Ministério dos Transportes e da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que são confiáveis para atualizações precisas.

Veja algumas dicas para verificar informações:

  • Consulte fontes governamentais.
  • Verifique a data da publicação.
  • Desconfie de informações sem fontes.

Apesar de haver uma proposta em discussão, não há qualquer confirmação de mudanças na CNH para 2025. Portanto, é essencial buscar-se informar por meio de canais oficiais, evitando assim a disseminação de informações falsas.

você pode gostar também