Não fique na rua! Veja como se prevenir de uma bateria arriada no carro

Problema pode acontecer a qualquer momento, mas o motorista consegue evitá-lo ao máximo tomando alguns cuidados.

Um grande medo na vida de muitos motoristas, principalmente dos de primeira viagem, é ter que lidar com a bateria arriada. O problema torna-se ainda maior quando a pessoa está em um local afastado, longe dos grandes centros, onde não há uma fonte de energia para ligar novamente o veículo.

Esse cenário é bem assustador, mas dá para evitá-lo ao máximo adotando alguns cuidados bem simples. É claro que eles não garantem que o componente nunca ficará descarregado, afinal, ele tem uma vida útil como qualquer peça. Porém, eles ajudam o condutor a identificar que chegou a hora de trocar a bateria antes de passar por um apuro.

Conforme mencionado, o descarregamento da bateria pode ocorrer simplesmente porque sua vida útil chegou ao fim após longos anos, mas ele é acelerado por práticas ruins. Confira alguns hábitos que acabam com a fonte do seu carro:

  • Deixar faróis e luzes internas acesas.
  • Usar uma bateria vencida.
  • Negligenciar a manutenção do alternador.

Em geral, a maioria das pessoas que se vê sem bateria no carro busca ajuda para fazer uma “chupeta”, procedimento em que a bateria ruim é conectada a uma boa para “chupar” sua energia e completar a carga. Apesar de ser uma boa solução temporária, o ideal é providenciar a troca do componente.

Bateria arriada: dicas para evitar o problema

Agora que você já conhece os motivos que causam o problema, precisa saber o que fazer para evitá-lo. A primeira coisa para não ser surpreendido por uma bateria sem carga é realizar a limpeza dos terminais, que se oxidam com o tempo, impedindo as conexões elétricas corretas.

Para isso, basta desconectar a bateria e realizar a higienização do item com uma mistura de álcool isopropílico diluído em água.

Outra recomendação é verificar o nível de eletrólito, processo que, preferencialmente, deve ser feito por um mecânico. O nível da solução precisa estar acima das placas para que a bateria funcione corretamente. Além disso, o profissional também pode verificar a existência de furos e outros problemas.

No dia a dia, fique atento para notar qualquer falha ao ligar o motor e esteja de olho em eventuais resíduos azul-esverdeados no componente. Também é interessante realizar a recarga da bateria, além de efetuar a manutenção preventiva em dia para evitar surpresas negativas.

você pode gostar também