Polícia e reboque vão oferecer caronas a pessoas sob efeito de álcool e drogas nas férias
Ação, um tanto quanto inusitada, vai ocorrer durante todo o período de férias; Saiba em qual localidade.
Uma parceria entre uma empresa local de reboque e a polícia gerou repercussão, especialmente pelo motivo inusitado: levar pessoas sob influência de álcool ou drogas, sem condições de guiar seus carros, para casa em segurança. A ação ocorre em Massachusetts, nos Estados Unidos, durante todo o período de férias.
Acidentes
Christopher Ferreira, da Christopher’s Towing, está envolvido no projeto e afirma já ter presenciado acidentes o suficiente. Por isso, sua contribuição visa evitar novas tragédias nas ruas.
“Já testemunhei muitos acidentes envolvendo adultos, alguns que envolviam crianças, por dirigirem embriagados. Vi muitas situações ruins e isso realmente fica com você para o resto da vida.”
Ele explica que, quando a polícia de Chelmsford o convidou para participar da iniciativa “Tow Drunk to Drive”, foi ajustado imediatamente.
Programa
A ação está em vigor há oito anos e ocorre do dia 22 de novembro, um dia antes do Dia de Ação de Graças, até o dia de Ano Novo. Dessa forma, o Christopher’s Towing oferece carona e reboque para pessoas sob influência de drogas ou álcool até suas residências, ou empresas em Chelmsford. A cobertura se estende por todo o Vale Merrimack. A única exigência é que o veículo esteja funcionando.
“Às vezes, as pessoas, ao saírem, não planejam beber muito, mas se veem em uma situação em que beberam um pouco demais e ficam com medo”, disse Ferreira. “Então, podemos aproveitar a oportunidade. Estamos aqui para ajudá-los a interromper isso e oferecer uma opção.”
A polícia também destaca que qualquer pessoa que precisar de carona pode ligar diretamente para o Reboque de Christopher. Ela será atendida sem que sejam feitas perguntas.
“Essa iniciativa nos permite talvez impedir que um erro se transforme em uma acusação criminal ou, pior ainda, em um acidente com lesão corporal ou – Deus nos livre – em uma morte”, disse o representante da polícia.
Por fim, a ação tem um único objetivo: evitar que as pessoas causem acidentes fatais. “Você fica ao volante, fica embriagado, se machuca, machuca os outros. Existe algo pior do que isso? Acho que todos podemos concordar, se esta iniciativa impedir isso, ajudar a prevenir isso – danos às famílias, danos a todos os indivíduos – acho que todos podemos concordar que é uma vitória”, completou o policial.
*Foto: Salty View / Shutterstock.com