Problemão! Stellantis convoca 1,46 milhão de veículos em grande recall

Defeito no software no sistema de freio antibloqueio de centenas de milhares de veículos é potencialmente problemático.

Quando uma montadora percebe problemas no projeto do seu veículo, como uma peça defeituosa ou falhas no funcionamento de um software, precisa convocar um recall para garantir a segurança no trânsito. Esses chamamentos são comuns na indústria, e o último deles veio da Stellantis.

O grupo automotivo convocou os proprietários de 1,46 milhão de veículos do mundo inteiro para reparar um problema de mau funcionamento do software no sistema de freio antibloqueio.

“Uma revisão de rotina do feedback do cliente levou a uma investigação da empresa, que descobriu que algumas picapes Ram 1500 de 2019 e de 2021 a 2024 podem estar equipadas com software de módulo (ABS) que pode desabilitar inadvertidamente o sistema de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC)”, explicou a Stellantis em comunicado.

Segundo a Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA), o mau funcionamento pode fazer com que o módulo de controle do sistema de freio antibloqueio desative o sistema de controle eletrônico de estabilidade. Como consequência, a falta desse recurso aumenta o risco de acidente.

O problema se apresenta a partir do acendimento das luzes indicadoras do ABS, ESC, controle de cruzeiro adaptativo e aviso de colisão frontal na partida do carro, indicando que os sistemas não estão funcionando.

Clientes serão alertados

Foto: MikeDotta/Shutterstock

A maioria das unidades afetadas está na América do Norte. São quase 1,23 milhão de caminhões Ram 1500 modelos 2019 e de 2021 a 2024 nos Estados Unidos, aproximadamente 159 mil unidades no Canadá e 13 mil no México. Outros 61 mil exemplares estão em outros países.

Ao apresentarem defeito, os veículos deixam de estar em conformidade com o padrão federal norte-americano de segurança relacionado aos sistemas de controle de estabilidade elétrica.

A Stellantis informou que as caminhonetes serão reparadas gratuitamente com uma atualização de software e os clientes envolvidos serão notificados por correio. O freio de base continua funcionando normalmente e não há registro de casos de ferimentos ou acidentes relacionados à falha, disse o grupo.

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