Quais os melhores pneus de carro em 2024? Inmetro revela lista dos campeões
Descubra os pneus mais eficientes do mercado de acordo com avaliações do Inmetro e como eles se destacam em resistência, aderência e ruído.
Dentre tantos itens num carro, os pneus estão entre os mais importantes. Afinal, estamos falando de um produto que influencia diretamente na segurança dos ocupantes.
Pensando nisso, o Inmetro já avaliou a maioria dos pneus vendidos no mercado brasileiro, dando notas para cada aspecto nessa avaliação. Tudo isso está bem claro nas etiquetas que acompanham esses produtos e que se tornaram sinônimo de confiança na hora de comprá-los. Os fatores avaliados foram:
- Resistência ao rolamento, com uma escala de “A” (mais eficiente) até “G” (menos eficiente), o que afeta diretamente no consumo de combustível do veículo;
- Capacidade de frenagem em pisos molhados (a 80 km/h), numa escala de “A” até “F” (pneus de veículos de passeio não usam as classes “D” e “G”);
- Nível de ruído externo, mostrando qual produto é mais silencioso. Normalmente, os pneus de um veículo de passeio ficam entre 69 dB e 75 dB.
O ranking abaixo vai mostrar os cinco melhores pneus em nosso mercado, de acordo com esses testes.
Os cinco melhores pneus do mercado
5. Goodyear Efficientgrip Performance
A quinta posição nesse ranking fica com o Goodyear Efficientgrip Performance, um pneu que se posiciona entre os melhores na aderência em piso molhado ao receber nota B. Na resistência ao rolamento, ele fica um pouco abaixo, com a nota C, e por isso está atrás de alguns concorrentes.
Outro destaque desse produto da Goodyear é seu nível de ruído, em torno de 70 dB, sendo que pouquíssimos pneus são melhores nesse quesito. Além disso, ele tem Treadwear 340 e nota A em resistência ao aquecimento.
4. Pirelli Powergy
Aqui temos o único produto da Pirelli neste ranking. Aliás, nenhuma marca conseguiu emplacar mais de um pneu entre os cinco melhores, o que mostra que a concorrência tem sido acirrada até mesmo entre as mais tradicionais do ramo.
O Pirelli Powergy tem as mesmas notas que o rival acima, com C em resistência ao rolamento e B na aderência em pisos molhados. Além disso, é ainda melhor no nível de ruído, ficando em apenas 69 dB e sendo um dos pneus mais silenciosos que se pode comprar.
3. Continental PremiumContact 6
O primeiro pneu com nota B em resistência ao rolamento é o PremiumContact 6, da Continental. Isso mostra que ele é mais econômico do que os citados anteriormente, algo muito importante para qualquer condutor.
Além disso, esse produto também recebeu nota B na aderência ao piso molhado, um ótimo índice de frenagem para dias chuvosos, e ainda apresenta um nível de ruído de 71 dB, dentro do esperado para sua categoria.
2. Kumho Ecowing ES31
A Kumho é uma marca sul-coreana que se tornou conhecida dos brasileiros depois de equipar alguns modelos da Hyundai. Mesmo tendo qualidade superior a muitas marcas, seu preço é mais acessível.
Uma prova da qualidade é que o Ecowing ES31 aparece como o segundo melhor no ranking de testes do Inmetro, com nota B em resistência ao rolamento e aderência em pisos molhados, além de emitir apenas 70 dB de ruído externo.
1. Michelin Primacy 4
O grande vencedor nesse ranking, pelo menos de acordo com os parâmetros do Inmetro, foi o Michelin Primacy 4. E suas notas comprovam que estamos falando de um pneu com ótimos atributos.
Um exemplo disso é a nota B em resistência ao rolamento, no mesmo nível dos melhores concorrentes. O grande destaque, porém, é a nota A em aderência em pisos molhados, o que proporciona outro nível de segurança para os ocupantes. Finalmente, ele ainda conta com um baixo nível de ruído, de apenas 69 dB.