Se você tem adolescente em casa, precisa conhecer esta função da Uber
Saiba em quais cidades a funcionalidade já está disponível no aplicativo de mobilidade urbana; Veja como usar.
Usar aplicativos de mobilidade urbana, como a Uber, é uma situação cada vez mais comum nos grandes centros. Ainda assim, há uma preocupação constante para quem tem filhos menores de idade: como ficam as corridas para adolescentes?
Nesse sentido, a plataforma, com foco em garantir a segurança dos menores de idade, lança a modalidade Uber Adolescente. Na prática, os pais ou responsáveis poderão monitorar as corridas de perto.
Monitoramento
A partir do uso da modalidade Uber Adolescente, os responsáveis conseguem acompanhar o trajeto em tempo real, diminuindo a preocupação em relação ao deslocamento do menor de idade.
Além disso, a ferramenta disponibiliza recursos de segurança dentro da plataforma. Dentre eles estão:
- U-Código – Código de confirmação da Viagem;
- U-Áudio – Possibilidade de gravação de áudio de todas as viagens.
Como acompanhar a viagem
O primeiro passo para o pai ou responsável que deseja acompanhar a viagem de seu filho é criar um perfil familiar. Em seguida, é necessário enviar um convite ao adolescente para que ele faça parte da conta. Para isso, o jovem precisa aceitar o link e concluir o procedimento. A partir de então, o responsável confirma a vinculação da conta. Com essas etapas concluídas, a funcionalidade estará pronta para uso.
Contudo, é importante lembrar que adolescentes podem solicitar viagens por conta própria, mesmo que sejam menores de idade. Ainda assim, ele não conseguirá desabilitar qualquer um dos recursos de segurança.
Fase piloto
A nova modalidade está em fase piloto. Ou seja, a ferramenta ainda é limitada. A expectativa é que, em breve, o Uber Adolescente receba novas atualizações e novidades.
Justamente por estar em teste, a modalidade está disponível em apenas algumas localidades do país. Segundo informações da Uber, o sistema já pode ser usado em:
- Belo Horizonte (MG);
- Campo Grande (MS);
- Goiânia (GO);
- Porto Alegre (RS);
- Recie (PE);
- Santos (SP);
- Vitória (ES);
- Campinas (SP);
- Cuiabá (MT);
- Curitiba (PR);
- Florianópolis (SC);
- São Paulo (SP);
- São José dos Campos (SP).