Uber: Motorista errou o caminho, posso pedir reembolso?
Viagem ficou mais cara porque o motorista do aplicativo desviou a rota sugerida? Saiba se é possível pedir o seu dinheiro de volta.
Quando se pede um carro via aplicativo de viagens, um Uber, por exemplo, algo muito comum é o motorista desviar da rota sugerida pelo GPS. Isso ocorre para fugir de congestionamentos ou mesmo a pedido do próprio passageiro.
Em outros casos, é o próprio GPS que oferece um novo caminho de forma automática. Essas ações, por muitas vezes, resultam no aumento do valor final da corrida. Nestes casos, é possível pedir reembolso?
Na prática, como essa alteração de preço final é algo automático do aplicativo ao final do serviço, a Uber explica que é possível solicitar a revisão do valor pelo trajeto. O pedido é feito por meio do próprio perfil do passageiro no app via celular.
Procedimento
Após a apresentação dos motivos do pedido de revisão, a análise ocorre de forma automática, podendo ou não gerar um reembolso imediato. A exceção, entretanto, são os casos em que sejam necessárias verificações mais detalhadas de rotas, o que pode levar um tempo maior.
Contudo, a Uber também destaca que pequenas alterações de percurso durante uma corrida não alterar o valor indicado pelo aplicativo no momento de solicitação da viagem.
Passo a passo
Se você deseja solicitar o reembolso de um trecho de corrida via aplicativo da Uber, basta seguir o passo a passo:
- Abra o aplicativo da Uber e clique em “Conta” e, em seguida, em “Ajuda”;
- Selecione a opção “Problemas com uma viagem específica e reembolsos”;
- Agora escolha a corrida que você deseja solicitar o estorno;
- Role a tela até a parte debaixo e, em seguida, clique em “Solicitar ajuda com viagens”.
- Depois, toque na opção “Revisar minha taxa de cancelamento”;
- A partir daí, o processo de reembolso ocorrerá por meio de um chat com o suporte da empresa.