Vulcanização ou macarrão: qual a melhor forma de reparar um pneu?
Pneu danificado pode ser consertado, mas o método escolhido impacta na segurança do motorista e a durabilidade do produto.
Trocar um pneu furado é muito mais caro do que simplesmente consertar o produto para garantir uma vida útil mais longa. Além de produzir um descarte desnecessário de lixo, a troca não é a melhor solução porque o componente tem um preço elevado no mercado.
É por isso que, quando o pneu fura, a maioria dos motoristas procura uma borracharia para realizar o reparo da peça. Porém, é preciso ter cuidado ao fazer a escolha do método de conserto, já que cada técnica oferece um nível diferente de segurança e durabilidade.
Cabe lembrar ainda que algumas perfurações não são passíveis de conserto. A possibilidade depende do local, do tamanho e do ângulo do dano sofrido, e ainda se o furo ocorreu ou não na região da banda de rodagem.
Técnicas para reparar pneus
As duas principais técnicas existentes no mercado para reparação de pneus furados são a vulcanização e o macarrão. O reparo macarrão é o mais comum nas borracharias espalhadas pelo país por ser um método simples e barato de colocar o produto de novo nas pistas.
Foto: Shutterstock
Ele consiste no uso de uma tira de borracha para fechar o furo com uma cola especial, resultando em uma vedação que fica com formato parecido ao de um espaguete.
Já a vulcanização é uma forma mais durável e segura de reparo, ideal para danos grandes e para garantir um serviço mais permanente. Descoberto acidentalmente pelo inventor Charles Goodyear, o processo químico consiste em adicionar enxofre à borracha e aplicar calor e pressão para alterar sua composição.
Foto: Reprodução/YouTube
Qual o melhor método para consertar pneus?
A resposta para essa pergunta depende do que o motorista está buscando no momento. Os fabricantes jamais vão recomendar o reparo macarrão, mas a verdade é que ele pode ser bem útil em situações temporárias e emergenciais.
Essa técnica é mais simples e barata, trazendo um excelente custo-benefício ao proprietário que procura uma solução prática e não pode gastar muito. Se feito por um profissional qualificado e usando produtos de qualidade, o conserto com macarrão pode durar bastante.
Por outro lado, a vulcanização é o método mais seguro a longo prazo e dispensa consertos adicionais no futuro. Exige profissionais especializados e equipamentos específicos, mas oferece durabilidade e segurança superiores ao produto.
No final das contas, tudo depende do orçamento do dono do carro, do tempo que ele tem para esperar o reparo (o macarrão leva minutos e a vulcanização algumas horas) e da durabilidade buscada.