Xô, empurrômetro! Saia fora dessas 5 ofertas de frentista
Muitas vezes, no posto de combustível, os frentistas tentam 'empurrar' diversos produtos para o consumidor.
Itens como o óleo do motor e o aditivo no radiador são importantes e essenciais para o bom funcionamento do carro. Sem eles, o motor pode até mesmo fundir e, depois, gastar-se-á uma grana alta para retificá-lo.
No entanto, nem sempre devemos colocar óleo e aditivo no carro, se não houver necessidade naquele momento. São dicas como essas que os motoristas devem se atentar na hora de ir a um posto de gasolina para abastecer o carro.
Afinal de contas, os frentistas são orientados a ‘empurrar’ produtos para os consumidores. E, por desconhecimento, muitos acabam usando-os sem saber. Então, veja a seguir algumas dicas de cuidados para tomar no posto.
1- Completar o óleo
Essa é a mais clássica de todas na hora de ir ao posto para abastecer o carro. Por lá, o frentista pede para olhar o nível do óleo, tira a vareta e vê que está baixo.
Assim, vai querer completar o nível sem necessidade. No motor do carro, quando está quente, o nível do óleo baixa. Por isso, recomenda-se verificar o nível de manhã, com o motor frio.
2- Aditivo para o combustível
Os frentistas chegam para o cliente e oferecem o produto para ‘limpar’ os bicos injetores. No entanto, o combustível já contém seu aditivo natural e, quando o motorista deseja algo a mais, pode optar pela gasolina aditivada. Assim, o aditivo vendido no posto acaba não sendo muito eficiente.
3- Fluído de freio
Em algumas situações, os funcionários dos postos também querem completar o fluido do freio do veículo. Porém, isso, na ampla maioria das vezes, não é necessário e acaba tendo o efeito inverso, prejudicando a capacidade de frenagem do veículo.
Outra questão é que eles, nos postos, muitas vezes nem têm ferramentas adequadas para o trabalho e podem danificar o veículo.
4- Aditivo no radiador
Essa situação acontece quando o frentista percebe que o nível da água está baixo e tenta vender um determinado produto. No entanto, o ideal é sempre usar o aditivo específico para cada carro, pois o uso de outros produtos também pode gerar corrosão. Portanto, se o nível estiver baixo, coloque apenas água desmineralizada antes de levar o veículo ao mecânico.
5- Palheta do limpador de para-brisas
Neste caso, é importante ficar atento a duas situações: a real necessidade de troca e ao preço das palhetas. Isso porque, muitas vezes, não é nem sequer necessário fazer a troca, e eles já vêm empurrando o produto. Além disso, o valor do produto é, muitas vezes, acima do que se paga nas lojas.