Volta dos botões físicos: fim do touchscreen em carros pode acontecer para a segurança do motorista
O Euro NCAP aplicará nova regra para segurança veicular, focando em botões físicos, afetando fabricantes como Renault e VW.
Nos últimos anos, a tecnologia touchscreen dominou os painéis automotivos, substituindo os botões tradicionais. Contudo, essa tendência está sendo revista por conta de preocupações crescentes sobre a segurança.
O Euro NCAP, responsável por classificar veículos desde 1997, anunciou novas medidas que impactarão diretamente a indústria automobilística.
A organização, que tradicionalmente se concentra em testes de colisão, agora está voltando sua atenção para dispositivos táteis.
As telas sensíveis ao toque, popularizadas pela influência dos smartphones, podem comprometer a segurança ao desviar a atenção dos motoristas. A Euro NCAP decidiu limitar a classificação máxima de segurança a quatro estrelas para veículos que dependam excessivamente de comandos por toque.
Repercussão entre fabricantes
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Grandes montadoras já estão reagindo às novas diretrizes. A Renault, por exemplo, anunciou que até o final de 2024 irá reverter para os botões tradicionais em seus veículos.
A firma reconhece que algumas funções críticas não devem depender apenas de interfaces táteis.
Volkswagen e a revisão de conceitos
Por sua vez, a Volkswagen revelou recentemente, por meio do chefe de projetos Andreas Mindt, uma mudança radical em seu design.
A empresa decidiu eliminar controles deslizantes e táteis em favor de botões físicos, afirmando que isso atende melhor à experiência do motorista. Segundo Mindt, “carro não é telefone”.
Impacto no mercado automotivo
Essas mudanças marcam um retorno aos princípios de design automotivo que priorizam a segurança e a praticidade.
A decisão do Euro NCAP deverá influenciar outras fabricantes de veículos a reavaliarem suas abordagens. O custo de produção também pode ser um fator nessa mudança, já que botões físicos geralmente são mais econômicos de implementar.
A transição para botões físicos não apenas melhora a segurança, mas também resgata uma abordagem mais intuitiva no design automotivo.
Por fim, os motoristas poderão operar seus veículos com mais confiança, sem a necessidade de adivinhar ou se distrair com telas sensíveis ao toque.